Topo

Rafael Reis

Champions League começa hoje com quadrangular, países nanicos e ex-Botafogo

Rafael Reis

25/06/2019 04h00

Vinte e quatro dias depois de o Liverpool derrotar o Tottenham por 2 a 0 e conquistar pela sexta vez na história o título da Liga dos Campeões da Europa, o torneio interclubes mais importante do planeta recomeça nesta terça-feira.

O pontapé inicial da temporada 2019/20 será dado em Kosovo, com a disputa de um mata-mata entre os atuais campeões nacionais dos quatro países que possuem os piores coeficientes na Uefa.

Crédito: Acervo pessoal

Nesta terça, o Feronikeli (Kosovo) enfrenta o Lincoln Red Imps (Gibraltar) e o Tre Penne (San Marino) joga contra o Santa Coloma (Andorra). Os vencedores dos dois confrontos medem forças na sexta, novamente na nação que fazia parte da antiga Iugoslávia.

O campeão dessa espécie de quadrangular pré-preliminar terá uma vaga na primeira das quatro rodadas de mata-mata que terminarão de definir os clubes participantes da fase de grupos. Seu adversário já está definido e será o The New Saints (País de Gales).

Dos 32 times que disputarão a etapa principal da Champions, 26 já são conhecidos. As últimas seis vagas sairão justamente dessa sequência de playoffs eliminatórios.

A abertura da nova edição do torneio continental terá a presença de dois jogadores brasileiros: o lateral direito André dos Santos, que está desde 2014 no futebol de Gibraltar e atualmente defende o Lincoln, e o meia-atacante Jean Carioca, destaque do Feronikeli.

"Com certeza, dá para sentir sim um gostinho de Champions, mesmo nessa fase preliminar. Acredito piamente que vamos alcançar nosso objetivo e avançar na competição.  Não vamos jogar no nosso estádio, mas temos o fator casa ao nosso favor", disse o camisa 11 da equipe kosovar.

O jogador, que teve uma passagem pelo Botafogo em 2009 e também defendeu Ponte Preta e Figueirense, praticamente não teve descanso entre o fim da última temporada e o começo da atual.

"Por causa da Champions, só deu tempo de tirar uma semana de férias. Tivemos compromisso com o clube até 25 de maio. Fomos liberados no dia seguinte, fiquei uma semana em Paris e já voltei em 2 de junho para começar a treinar."

Mas Jean Carioca, que ganha no Kosovo o triplo do salário que recebia no seu último clube no Brasil, não tem dúvidas de que o esforço para disputar o torneio continental vale a pena.

"Pode parecer loucura, mas meu objetivo é levar o clube até a fase de grupos. Sei que há muitos outros times com mais estrutura e muito mais orçamento. Mas queremos ter uma visibilidade maior e levar e precisamos disso."

Essa será a segunda participação do brasileiro de 31 anos nas etapas preliminares da Liga dos Campeões.  Em 2017/18, quando defendia o Kukësi, da Albânia, ele foi eliminado na segunda rodada pelo Sheriff Tiraspol, da Moldávia.

A fase de grupos da Champions 2019/20 começa no dia 17 de setembro. A final está marcada para 30 de maio do próximo ano e será disputada no estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia).

QUEM JÁ ESTÁ NA FASE DE GRUPOS DA CHAMPIONS 2019/20

Liverpool (ING)
Chelsea (ING)
Manchester City (ING)
Tottenham (ING)
Barcelona (ESP)
Real Madrid (ESP)
Atlético de Madri (ESP)
Valencia (ESP)
Juventus (ITA)
Napoli (ITA)
Inter de Milão (ITA)
Atalanta (ITA)
Bayern de Munique (ALE)
Borussia Dortmund (ALE)
Bayer Leverkusen (ALE)
RB Leizpig (ALE)
Paris Saint-Germain (FRA)
Lyon (FRA)
Lille (FRA)
Zenit São Petersburgo (RUS)
Lokomotiv Moscou (RUS)
Shakhtar Donetsk (UCR)
Benfica (POR)
Red Bull Salzburg (AUT)
Genk (BEL)
Galatasaray (TUR)


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Janela já ultrapassa os R$ 6 bilhões; veja os 10 brasileiros mais caros
Como Fabinho foi de "jogador de empresário" a "coração" do Liverpool
Deu ruim: 5 brasileiros que foram rebaixados na Europa nesta temporada
Conheça os 57 brasileiros campeões nacionais na Europa nesta temporada

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.