Topo

Rafael Reis

Por onde andam 7 ex-jogadores da Roma que "sumiram"?

Rafael Reis

21/02/2019 04h20

Como está a carreira daquele jogador que já teve seus momentos de glória em um dos grandes clubes do futebol europeu, mas que hoje anda um tanto quanto sumido, vestindo uma camisa menos tradicional e atuando por um campeonato que gera menos repercussão midiática?

É para responder a essa pergunta que o "Blog do Rafael Reis" publica desde o fim de novembro a seção "Por Onde Anda? – Times Internacionais". Durante as próximas semanas, revelaremos os paradeiros de vários jogadores que estão nessa situação.

Nesta quinta-feira, mostramos os destinos de sete ex-jogadores da Roma. Na semana que vem, será a vez de desvendarmos os paradeiros de atletas que passaram pelo Napoli.

GERVINHO
Meia-atacante
31 anos
Marfinense
Parma (ITA)

Crédito: Ettore Ferrari/Efe

Uma das principais peças ofensivas da Roma entre 2013 e 2016, o marfinense praticamente caiu no ostracismo quando se transferiu para o Hebei Fortune, da China. Mas Gervinho "ressurgiu" no começo desta temporada, quando assinou com o Parma, em agosto. O meia-atacante vive grande momento no futebol italiano e já marcou oito vezes desde sua estreia. Menos veloz, mas também menos estabanado do que no auge de sua carreira, é o artilheiro da equipe no Campeonato Italiano.

MICHAEL BRADLEY
Meia
31 anos
Norte-americano
Toronto FC (CAN)

Crédito: Reuters

Um dos principais jogadores norte-americanos do século, disputou as Copas do Mundo de 2010 e 2014. Meio-campista de bola qualidade técnica e toque de bola, construiu uma carreira sólida na Europa, mas só ficou duas temporadas na Roma. Em 2014, ainda com 26 anos, decidiu retornar para a América e virou uma das estrelas da MLS. Pelo Toronto FC, já ganhou um título da Major League Soccer e foi vice da Liga dos Campeões da Concacaf, a popularmente conhecida Concachampions.

SEYDOU DOUMBIA
Atacante
31 anos
Marfinense
Girona (ESP)

Crédito: Reprodução

Contratado pela Roma em 2015, depois de fazer sucesso no CSKA Moscou, pouco mostrou do futebol que o fez brilhar na Rússia. Na Roma, disputou apenas 14 partidas e fez míseros dois gols. Doumbia passou a maior parte das três temporadas em que permaneceu vinculado ao time italiano sendo emprestado para equipes de outros países (Basel, Newcastle, Sporting e CSKA). Nesta temporada, assinou com o Girona, mas quase não tem jogado devido a problemas físicos.

STEFANO OKAKA
Atacante
29 anos
Italiano
Udinese (ITA)

Crédito: Divulgação

Filho de pais nigerianos, estreou na equipe adulta da Roma quando tinha apenas 16 anos. Tratado como uma grande promessa, passou por todas as seleções italianas de base e chegou até a defender a principal. Só que, ao contrário do que parecia em meados da década passada, sua carreira não chegou ao nível que parecia. Okaka rodou por vários clubes pequenos da Itália, jogou na Inglaterra (Watford) e na Bélgica (Anderlecht) antes de ser emprestado, no mês passado, para a Udinese.

JUAN ITURBE
Meia-atacante
25 anos
Paraguaio
Pumas (MEX)

Crédito: Andy Brownbill/AP

Conhecido no começo da carreira como "Messi paraguaio", apesar de ter nascido em Buenos Aires, foi para a Roma em 2014, quando sua reputação já não andava mais tão elevada. Durante duas temporadas, fez parte do elenco italiano, mas nunca foi muito além da posição de reserva de luxo. Depois de pouco se destacar por Bournemouth e Torino, mudou-se em 2017 para o México. Jogou uma temporada pelo Tijuana e se transferiu para o Pumas em julho do ano passado.

ANTUNES
Lateral esquerdo
31 anos
Português
Getafe (ESP)

Crédito: Reprodução

Contratado pela Roma quando ainda era um garoto de 20 anos, participou do time que foi campeão da Copa Itália de 2008. Antunes, no entanto, teve poucas oportunidades no clube e só disputou nove partidas com a camisa grená. Sem "explodir" no cenário europeu, o português rodou por vários clubes de menor escalão do Velho Continente até chegar em 2017 ao Getafe, onde é titular absoluto.

VÍCTOR IBARBO
Atacante
28 anos
Colombiano
Sagan Tosu (JAP)

Crédito: Divulgação

Um dos vários atacantes colombianos que passaram pelo futebol italiano nos últimos anos, acabou contratado pela Roma depois de disputar mais de 100 partidas pelo Cagliari. Mas a passagem pela capital italiana durou só um semestre e 13 jogos. Em 2016, Ibarbo fez parte do elenco do Atlético Nacional que conquistou o título da Libertadores. No ano seguinte, mudou-se para o Japão. Destaque do pequeno Sagan Tosu e companheiro de Fernando Torres, ele se recupera de uma cirurgia de reconstrução dos ligamentos do joelho.


Mais de Cidadãos do Mundo

Completo, Messi é quem mais criou gols na temporada; veja o top 10
Mais vitórias, menos gols: O que mudou na Juventus com Cristiano Ronaldo?
Mbappé vira intruso em briga Messi x CR7 pela Chuteira de Ouro
Vovôs em campo: 7 jogadores em atividade que já chegaram aos 40 anos

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.