Topo

Rafael Reis

Quando cada campeonato europeu volta das férias de fim de ano?

Rafael Reis

24/12/2018 04h00

Fim de ano não é das épocas mais agradáveis para quem é doente por futebol. No Brasil, a temporada já chegou ao fim. E, na Europa, as principais competições costumam ser paralisadas para as comemorações de Natal e de Réveillon.

Para alguns fãs da bola rolando, a abstinência é tão grande que uma pergunta é inevitável: quando aquele campeonato que eu tanto gosto volta das férias?

Na tentativa de auxiliar esse torcedor mais ansioso, o "Blog do Rafael Reis" mostra abaixo como será o período de folga dos torneios mais importantes da Europa e quando eles voltarão à programação normal.

Crédito: Divulgação

CAMPEONATO ESPANHOLNão terá jogos entre os dias 24 de dezembro e 2 de janeiro. A 18ª rodada será disputada a partir do dia 4. Na véspera, o Real Madrid visita o Villarreal em partida adiada por causa da participação do clube merengue no Mundial de Clubes da Fifa.

CAMPEONATO ITALIANONão terá jogos entre os dias 30 de dezembro e 18 de janeiro. A 20ª rodada será disputada a partir do dia 19. As oitavas de final da Copa Itália serão realizadas em um fim de semana antes, entre 12 de janeiro.

CAMPEONATO ALEMÃONão terá jogos entre os dias 24 de dezembro e 17 de janeiro. A 18ª rodada será disputada a partir do dia 18.

CAMPEONATO FRANCÊSNão terá jogos entre os dias 24 de dezembro e 7 de janeiro. A 20ª rodada será disputada a partir do dia 12. Antes, em 8 de janeiro, serão realizadas duas partidas adiadas (Amiens x Angers e Nantes x Montpellier).

CAMPEONATO PORTUGUÊS – Não terá jogos entre os dias 24 de dezembro e 1º de janeiro. A 15ª rodada será disputada a partir do dia 2.

CAMPEONATO HOLANDÊS – Não terá jogos entre os dias 24 de dezembro e 17 de janeiro. A 18ª rodada será disputada a partir do dia 18.

CAMPEONATO RUSSO – Devido às baixas temperaturas do seu inverno, não terá jogos entre os dias 10 de dezembro e 2 de março. A 18ª rodada será disputada a partir do dia 2.

LIGA DOS CAMPEÕESNão terá jogos entre os dias 13 de dezembro e 11 de fevereiro. A primeira rodada da fase de oitavas de final será disputada a partir do dia 12.

LIGA EUROPA – Não terá jogos entre os dias 14 de dezembro e 11 de fevereiro A primeira rodada da fase de 16 avos de final será disputada a partir do dia 12.

CAMPEONATO INGLÊSÉ a única das principais competições da Europa que não tem paralisação de fim de ano. Pelo contrário, é nessa época que o torneio fica mais intenso. Entre os dias 21 de dezembro e 4 de janeiro, serão disputados nada menos do que 40 partidas, ou quatro rodadas completas.


Mais de Clubes

– Por que a MLS contrata destaques da Argentina, mas não do Brasil?
– Conheça o time que pede à Disney para ter Jack Sparrow na camisa
– Não são só os Emirados: Dinheiro da China também sustenta o City
– Peñarol dá comida e médico para ex-jogadores em dificuldades financeiras

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.