Topo

Rafael Reis

5 caras novas das seleções sul-americanas para seu time contratar

Rafael Reis

09/10/2018 04h00

Futebol mais rico e poderoso da América do Sul, o Brasil virou nos últimos anos a casa de dezenas de jogadores de países vizinhos. O colombiano Borja (Palmeiras), o argentino Kannemann (Grêmio) e o paraguaio Romero (Corinthians) são só alguns exemplos de gringos que fazem sucesso por aqui.

Mas, como não possuem poderio financeiro para competir com os principais mercados da Europa, os clubes brasileiros precisam ser inteligentes na hora de garimpar um estrangeiro. É preciso identificar esse talento o mais rápido possível e contratá-lo antes de um gigante do Velho Continente se meter na disputa.

Para ajudar o futebol brasileiro a se reforçar com boas opções estrangeiras para o próximo ano, apresentamos cinco caras novas das convocações das seleções sul-americanas que cabem tranquilamente dentro dos orçamentos dos times daqui.

RENZO SARAVIA
Lateral direito
25 anos
Argentina
Racing (ARG)

Revelação em uma posição que é carente praticamente no mundo todo, o lateral estreou pela seleção argentina no amistoso contra a Guatemala, em setembro, e foi novamente chamado para a Data Fifa deste mês. Saravia foi criado nas categorias de base do Belgrano e teve os direitos econômicos comprados pelo Racing há apenas três meses. O valor do negócio não chegou nem a 900 mil euros (R$ 3,9 milhões), muito pouco para um jogador que agora está em uma das seleções mais poderosas do planeta.

SANTIAGO ARZAMENDIA
Lateral esquerdo
20 anos
Paraguai
Cerro Porteño (PAR)

Nascido na Argentina, chegou a ser sondado para defender a seleção de sua terra natal, mas anunciou na semana passada que gostaria mesmo era de jogar pelo Paraguai, país onde vive desde o início da adolescência. Logo depois, foi convocado para uma semana de treinos pela equipe guarani. Arzamendia estreou no Cerro Porteño com 17 anos e é hoje um dos principais jogadores do time. Na Libertadores-2018, marcou o gol paraguaio nas oitavas de final contra o Palmeiras.

ÁNGELO HENRÍQUEZ
Atacante
24 anos
Chile
Universidad de Chile (CHI)

Contratado pelo Manchester United quando tinha apenas 18 anos, era visto como promessa de futuro craque. Mas Henríquez não conseguiu vingar nos Red Devils e nem no Wigan, no Zaragoza ou no Dínamo Zagreb, clubes para onde foi emprestado. O centroavante voltou à ao continente americano no começo do ano e, imediatamente, retornou à seleção. Depois de seis meses no México, acabou recontratado pela Universidad de Chile, onde começou a carreira.

FELIPE AGUILAR
Zagueiro
25 anos
Colômbia
Atlético Nacional (COL)

Remanescente do elenco do Atlético Nacional campeão da Libertadores em 2015, Aguilar só disputou três partidas pela Colômbia até hoje e é uma das principais opções de renovação da seleção para a o setor. Bom na bola aérea, Aguilar já chegou inclusive a ser cotado para atuar no Brasil. No começo do ano, houve rumores de que o Palmeiras estaria interessado na sua contratação.

STIVEN PLAZA
Atacante
19 anos
Equador
Independiente del Valle (EQU)

Revelação com pinta de craque, acabou de ganhar sua primeira convocação para a seleção principal do Equador depois de disputar apenas 13 partidas pela equipe adulta do Independiente del Valle (e marcar três gols). Volante de origem e transformado em atacante há pouco mais de um ano, Plaza foi o grande nome da Libertadores sub-20, no primeiro semestre, e, de acordo com a imprensa equatoriana, já está na mira do futebol europeu.


Mais de Cidadãos do Mundo

Nada de aposentadoria: 7 astros que estão "escondidos" em ligas menores
7 jogadores estrangeiros que trocaram o futebol pela política
Ídolo mexicano vira governador mesmo acusado de corrupção e assassinato
"Novo Lewandowski" ofusca CR7 na Itália e valoriza mais de 600% em 3 meses

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.