Topo

Rafael Reis

Nada de aposentadoria: 7 astros que estão "escondidos" em ligas menores

Rafael Reis

08/10/2018 04h00

Lugar de jogador bom é nas principais e mais assistidas ligas nacionais do mundo e naqueles campeonatos regionais que chamam a atenção de todo o planeta, como a Liga dos Campeões da Europa, não?

Mas nem todos os atletas de futebol reconhecidos globalmente vivem nessa situação. Há aqueles que, muitas vezes por causa da idade avançada ou de salários excepcionais, preferem se recolher em países de menor tradição futebolística.

Apresentamos abaixo sete jogadores famosos que fizeram essa escolha e hoje estão "escondidos" em ligas nacionais que não são tão acompanhadas assim.

XAVI
Meia
38 anos
Espanhol
Al Sadd (QAT)

Campeão mundial com a Espanha em 2010 e um dos maiores nomes da história do Barcelona, o meio-campista deixou a Catalunha em 2015, mas continua em atividade no futebol do país-sede da próxima Copa do Mundo. Xavi é a maior estrela do Qatar e deu incríveis 65 assistências nos seus 100 primeiros jogos pelo Al Sadd. O espanhol deve jogar até completar 40 anos, já que assinou recentemente uma prorrogação de contrato até junho de 2020.

DIDIER DROGBA
Atacante
40 anos
Marfinense
Phoenix Rising (EUA)

Um dos grandes nomes do Chelsea em todos os tempos, o astro africano escolheu a USL (United Soccer League), uma liga equivalente à segunda divisão dos Estados Unidos, para viver os últimos momentos de sua carreira como profissional. No ano passado, Drogba comprou uma parte do Phoenix Rising e passou a defender a franquia do Arizona. O marfinense já anunciou que irá deixar o futebol em dezembro.

YAYA TOURÉ
Meia
35 anos
Marfinense
Olympiacos (GRE)

Líder do processo que transformou o Manchester City em uma das potências do futebol inglês, no começo desta década, perdeu espaço no clube depois da chegada do técnico Pep Guardiola. Na atual temporada, decidiu mudar de ares. Deixou a poderosa Premier League para jogar na Grécia. Touré assinou contrato de apenas um ano com o Olympiacos, mas com uma cláusula de renovação por mais 12 meses.

ANDRÉS INIESTA
Meia
34 anos
Espanhol
Vissel Kobe (JAP)

Assim como Xavi, seu antigo companheiro de Barcelona e seleção espanhola, o autor do gol que decidiu a Copa-2010 também decidiu se mandar para a Ásia a fim de estender sua carreira por mais alguns anos. Mas, ao contrário do velho parceiro, Iniesta não desembarcou no Oriente Médio, mas sim no Japão. Hoje, veste a camisa 8 do Vissel Kobe, que ainda corre risco de rebaixamento na J-League.

KEISUKE HONDA
Meia-atacante
32 anos
Japonês
Melbourne Victory (AUS)

Desde que deixou o Milan, no ano passado, o astro japonês tem buscado ligas um tanto quanto alternativas para dar sequência à sua carreira. Primeiro, Honda disputou uma temporada do Campeonato Mexicano pelo Pachuca. Em agosto, decidiu se aventurar na Austrália e assinou com o Melbourne Victory. Para ocupar seu tempo livre, os períodos de Data Fifa, também virou técnico da seleção do Camboja.

TIM CAHILL
Meia-atacante
38 anos
Australiano
Jamshedpur (IND)

Aos poucos, a Superliga Indiana tem conseguido acabar com a pecha de "liga dos aposentados" que a acompanha desde sua criação. Mas, às vezes, um jogador na reta final de carreira ainda desembarca no futebol do segundo país mais populoso do mundo. Nesta temporada, a novidade é a presença de Tim Cahill, lenda da seleção australiana. O meia-atacante defende o Jamshedpur, time que tem apenas 15 meses de existência.

AHMED MUSA
Atacante
25 anos
Nigeriano
Al-Nassr (ARA)

Destaque da Nigéria nas duas últimas Copas do Mundo, o atacante teve recentemente uma passagem pouco produtiva pelo Leicester. Mesmo assim, Musa teria espaço em praticamente qualquer liga importante do planeta. Mas o jogador preferiu se mandar para a Ásia nesta temporada a lutar por um lugar em um campeonato na Europa. Na Arábia Saudita, começou com tudo e fez três gols em suas primeiras quatro partidas.


Mais de Cidadãos do Mundo

7 jogadores estrangeiros que trocaram o futebol pela política
Ídolo mexicano vira governador mesmo acusado de corrupção e assassinato
"Novo Lewandowski" ofusca CR7 na Itália e valoriza mais de 600% em 3 meses
Meia que assumiu ser gay: espero que em 10 anos seja algo normal no futebol

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.