Topo

Rafael Reis

Sem Zidane e CR7, o que esperar do Real Madrid na nova temporada?

Rafael Reis

04/08/2018 04h00

Zinédine Zidane foi o primeiro abandonar o barco. Cristiano Ronaldo seguiu o mesmo caminho e se mandou para a Juventus. Luka Modric tem uma proposta para também se mandar para a Itália e defender a Inter de Milão.

Sem seu arquiteto fora de campo, carente do seu o jogador mais decisivo dentro das quatro linhas e ainda correndo o risco de perder seu maior articular de jogadas, o Real Madrid desperta dúvidas para a nova temporada.

Será que o atual tricampeão europeu terá forças para brigar pelo quarto título consecutivo da Champions? Ou a realidade para 2018/19 é se contentar com um papel de coadjuvante no cenário continental?

Bem, pelo menos por enquanto, o panorama não parece dos mais favoráveis para os espanhóis… mesmo que consiga manter Modric, o melhor jogador da Copa do Mundo, como vem prometendo o presidente Florentino Pérez.

O time mais vitorioso do planeta terá de se adaptar ao novo técnico, Julen Lopetegui, construir um outro estilo de jogo e achar alguém capaz de substituir CR7 na situação que ele era mais útil: decidir as partidas mais difíceis.

O problema número um para essa reconstrução é que os jogadores de maior qualidade técnica do elenco do Real já estão na reta final da carreira. Sergio Ramos, Modric e Marcelo já entraram na casa dos 30 anos. Bale e Kroos também não são mais garotos. Restam Isco, 26, e Varane, 25.

A segunda dificuldade é que a atuação madridista nesta janela de transferências está bem aquém daquela que os torcedores (e também a imprensa espanhola) imaginavam.

O goleiro Thibaut Courtois e os atacantes Eden Hazard e Robert Lewandowski, nomes mais comentados como possíveis reforços do Real nos últimos meses, ainda não chegaram e parecem cada dia mais distantes de um acerto.

Já Neymar, que também protagonizou uma longa novela e era cotado para deixar o Paris Saint-Germain e retornar à Espanha, praticamente caiu no esquecimento.

Os reforços que realmente desembarcaram em Madri são mais apostas para o futuro do que propriamente soluções para o presente.

O lateral direito Álvaro Odriozola deve ser um reserva de luxo para Dani Carvajal. O goleiro ucraniano Andriy Lunin e o brasileiro Vinícius Júnior, ambos ainda adolescentes, não têm nem certeza que serão mantidos no elenco principal durante toda a temporada.

A esperança madridista é que os últimos 27 dias da janela de transferências mudem esse cenário e que o clube consiga alguns reforços que façam o clube deixar de ser uma grande incógnita para 2018/19.

Porque, por enquanto, essa é a realidade do vencedor das últimas três edições da Champions.


Mais de Opinião

– Vice na Rússia, Croácia deve sofrer com renovação e é incógnita na Copa-2022
– França larga como favorita para Copa-2022 e deve ter 3 novos titulares
– Pela 3ª Copa consecutiva, título vai para a melhor seleção do planeta
– Mbappé, Hazard, Kane: Alguém pode tirar prêmio de melhor do mundo de CR7?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.