Topo

Rafael Reis

Com zagueiro de R$ 226 mi, França já inicia busca por 1º título pós-Copa

Rafael Reis

16/07/2018 04h00

Após derrotar a Croácia por 4 a 2, no domingo, e conquistar pela segunda vez na história o título da Copa do Mundo, a França já começa nesta semana a defender o posto de melhor escola de futebol do planeta.

Os Bleus são uma das atrações do Campeonato Europeu sub-19, na Finlândia, que começa nesta segunda-feira e será disputado até o dia 29 de julho.

Assim como a seleção principal, a equipe de jovens franceses também é comandada por um campeão mundial de 1998, o ex-atacante Bernard Diomède, que passou a maior parte da carreira no Auxerre.

Dentro de campo, o maior destaque é o zagueiro Malang Sarr, que é tratado como uma das maiores promessas do futebol europeu para posição.

Nascido em 1999, ele já é titular do Nice há duas temporadas e faz parte da lista de jovens jogadores que o Barcelona monitora como possíveis reforços para o futuro. Sua multa rescisória é de 50 milhões de euros (R$ 226 milhões).

Outra promessa do time é Amine Gouiri, autor de dois gols em três jogos nas eliminatórias da competição. De ascendência argelina, o centroavante de 18 costuma ser comparado a Karim Benzema (hoje no Real Madrid) pelo sucesso que fez nas categorias de base do Lyon.

Autor de quatro gols na Copa do Mundo (inclusive um na final) e eleito o melhor jogador da competição, o atacante Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, por pouco também não pode reforçar a seleção de Diomède.

O camisa 10 é de 20 de dezembro de 1998. A Euro sub-19 permite a escalação de atletas nascidos a partir do dia 1º de janeiro de 1999.

A França estreia na competição contra a Ucrânia, na terça. Turquia e Inglaterra serão outras adversárias na primeira fase. O outro grupo conta com as participações de Finlândia, Portugal, Noruega e Itália.

As cinco primeiras colocadas do torneio continental obtêm a classificação para a próxima edição do Mundial sub-20, que será disputada em 2019, na Polônia.

Os franceses têm oito títulos europeus sub-19. O mais recente foi conquistado em 2016, justamente pela equipe que tinha Mbappé como estrela –foi o vice-artilheiro da competição, com cinco gols.

No ano passado, a França decepcionou e não conseguiu chegar à fase final do torneio.


Mais de Seleções:

– Seleção mais cansada só venceu duas das últimas 9 finais de Copa
– Europa virou a "dona" da Copa do Mundo. E domínio pode estar só começando
– Cheia de zebras, Copa tem quartas de final "mais fracas" em 24 anos
– Com queda alemã, Brasil assume liderança do ranking da Fifa; veja top 10

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.