Topo

Rafael Reis

Por onde andam os jogadores do último time tricampeão da Champions?

Rafael Reis

10/05/2018 04h30

Não é de olho exclusivamente no título da Liga dos Campeões da Europa 2017/18 que o Real Madrid vai enfrentar o Liverpool no próximo dia 26, no estádio Olímpico de Kiev, na capital da Ucrânia.

O que estará em jogo na decisão da Champions para o time dirigido por Zinédine Zidane é qual será o seu lugar na história da competição interclubes mais importante do planeta.

Há 42 anos, nenhuma equipe consegue emendar três títulos europeus consecutivos, marca que a equipe de Cristiano Ronaldo, Marcelo, Sergio Ramos e cia. irá atingir caso derrote o Liverpool.

O último tricampeão legítimo da Champions foi o Bayern de Munique, que dominou a competição entre 1974 e 1976 e conquistou sua terceira taça com uma vitória por 1 a 0 sobre o Saint-Étienne, no dia 12 de maio, em Hampden Park, em Glasgow (Escócia).

Mais de quatro décadas após a conquista, o que andam fazendo os jogadores que deram ao Bayern essa marca histórica? Boa parte deles, pelo menos os que ainda não estão totalmente aposentados, continuam com a carreira atrelada ao clube de Munique e hoje definem os rumos do time mais poderoso da Alemanha.

POR ONDE ANDA – BAYERN DE MUNIQUE (1975/76)?

Sepp Maier (74 anos) – O goleiro dedicou toda sua vida profissional ao Bayern. Foram 18 anos debaixo das traves no clube bávaro e mais sete trabalhando como preparador de goleiros.  Titular da Alemanha Ocidental em três das quatro Copas que disputou (foi banco em 1966, mas jogou em 1970, 1974 e 1978), também trabalhou na comissão técnica da seleção germânica durante 16 anos e foi uma espécie de mentor de Oliver Kahn. Maier está aposentado desde 2008, quando deixou o Bayern.

Johnny Hansen (74 anos) – Único estrangeiro da formação que atuou contra o Saint-Étienne, o lateral direito dinamarquês ficou conhecido por ter sido o autor do primeiro gol da história da Bundesliga, a fase moderna do Campeonato Alemão, em 1970. Hansen defendeu o Bayern durante seis temporadas e largou o futebol quando se aposentou dos gramados, em 1978.

Hans-Georg Schwarzenbeck (70 anos) – Zagueiro que tinha um ótimo arremate de longa distância, defendeu apenas um clube durante toda sua trajetória como jogador profissional. Foram 15 anos e 416 partidas oficiais pelo Bayern. Schwarzenbeck também participou da campanha do primeiro título europeu (1972) e do segundo mundial conquistado pela seleção alemã (1974). Até hoje, ele costuma participar de eventos festivos do time de Munique.

Franz Beckenbauer (72 anos) – Maior nome da história do futebol alemão, o capitão do Bayern na conquista do tricampeonato europeu foi campeão mundial pela Alemanha como jogador (1974) e técnico (1990). Também presidiu a organização da Copa-2006. Um dos dirigentes mais influentes do futebol mundial até anos atrás, acabou punido pelo Comitê de Ética da Fifa por não ter "cooperado com as investigações" sobre corrupção nas escolhas das sedes dos Mundiais de 2018 e 2022.

Udo Horsmann (66 anos) – Uma espécie de "patinho feio" daquele time do Bayern, nunca teve chance na seleção alemã, apesar de ter disputado mais de 220 partidas com a camisa da equipe bávara. Horsmann se desligou completamente do futebol após pendurar as chuteiras, em 1986. Depois de estudar filosofia, ele trabalha atualmente como carpinteiro.

Franz Roth (72 anos) – Apelidado de "Touro" pelo porte físico avantajado e o estilo de jogo pouco técnico, o volante passou 12 anos vestindo a camisa do Bayern e fez o gol da vitória sobre o Saint-Étienne, que garantiu o tri europeu ao clube. Roth também já não trabalha mais como futebol, mas sempre costuma ser convidado pelo Bayern para participar de eventos comemorativos.

Jupp Kapellmann (68 anos) – Quem precisar passar por uma cirurgia ortopédica na cidade de Rosenheim, na Baviera, corre o risco de ser operado por um tricampeão europeu de clubes e campeão mundial de seleções (1974). Lateral esquerdo e meio-campista do Bayern entre 1973 e 1979, Kapellmann largou o futebol em 1981 para se tornar médico e até hoje exerce a profissão.

Bernd Dürnberger (64 anos) – Assim como Udo Horsmann, construiu uma longa e vitoriosa carreira no Bayern de Munique (foram 13 anos e mais de 350 partidas pelo clube), mas jamais conseguiu uma vaguinha na seleção alemã principal. Dürnberger só vestiu a camisa alvinegra em competições de base e em alguns amistosos com uma espécie de equipe B.

Uli Hoeness (66 anos) – Camisa 10 do Bayern na conquista do tri europeu, sobreviveu a um acidente aéreo em 1982, é proprietário de uma empresa especializada em produzir salsichas e já foi preso por fraude fiscal. Hoeness faz parte da diretoria do time bávaro desde 1979, ano em que deixou o futebol profissional. Ele começou como gerente comercial do Bayern e está em seu segundo mandato como presidente do clube.

Karl-Heiz Rummenigge (62 anos) – Um dos maiores nomes do futebol alemão entre as décadas de 1970 e 1980, trabalhou em duas Copas do Mundo (1990 e 1994) como comentarista antes de se envolver na política do Bayern. Presidente do conselho diretivo do clube, Rummenigge é hoje o homem forte do futebol do maior time da Alemanha. É ele quem contrata técnicos e decide quais jogadores serão contratados e negociados.

Gerd Müller (72 anos) – Uma lenda viva. É o maior artilheiro da história do Bayern e foi durante 32 anos o goleador máximo da história das Copas do Mundo. Apesar de já ter tido seu recorde destronado por Ronaldo e Miroslav Klose, continua lembrado como um dos grandes atacantes do futebol mundial. Fora dos gramados, Müller não construiu uma carreira tão grandiosa assim. Ele trabalhou durante 12 anos como assistente técnico do time B do Bayern, cargo que abandonou em 2014, quando se aposentou.

Dettmar Cramer (morreu aos 90 anos) – Apelidado de "Napoleão" por sua baixa estatura (1,61 m), dirigiu o Bayern de Munique na conquista dos dois últimos títulos do tricampeonato europeu na década de 1970. Cramer era bem chegado em um emprego alternativo: ele trabalhou na seleção japonesa nos anos 1960, dirigiu os EUA em 1974 e encerrou a carreira na Tailândia, em 1997. O treinador morreu aos 90 anos, em setembro de 2015.


Mais de Cidadãos do Mundo

Copa do Mundo terá seu primeiro jogador nascido nos anos 2000?
Messi amplia vantagem e fica perto de recorde na Chuteira de Ouro
Midas do entretenimento, Jay-Z se lança como empresário de futebol
CR7 não tem tatuagem para poder doar sangue: verdade ou lenda urbana?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.