Topo

Rafael Reis

CR7 não tem tatuagem para poder doar sangue: verdade ou lenda urbana?

Rafael Reis

04/05/2018 04h30

Neymar tem o corpo tomado por mais de 30 tatuagens. Lionel Messi exibe grandes desenhos no braço direito e na perna esquerda. Já Cristiano Ronaldo não é adepto dessa arte. A pele do craque do português é totalmente lisa.

Para alguns, essa é só mais uma prova do tamanho do amor e da admiração que o melhor jogador do mundo nos últimos dois anos sente pelo próprio corpo. Mas, para outros, trata-se de uma grande mostra de solidariedade.

Você já deve ter lido ou ouvido essa história em algum lugar. O camisa 7 do Real Madrid decidiu não fazer nenhuma tatuagem porque é um frequente doador de sangue e não gostaria de ficar entre seis meses e um ano impedido de praticar esse ato –o período é necessário para que qualquer contaminação por vírus na aplicação possa ser descoberta pelos médicos.

Mas será que esse caso, que vem circulando há anos por redes sociais e grupos de Whastapp, é real? Ou se trata de apenas mais uma das várias lendas urbanas do mundo do futebol que fazem sucesso na internet, como o autismo de Messi e a transexualidade de Marco Verratti, meia italiano do Paris Saint-Germain?

Bem, a primeira parte da história, aquela que diz que CR7 é um frequente doador de sangue, é fácil de comprovar.

Ela é 100% verdadeira e até incontestável. Afinal, sua conta no Instagram e vários veículos da imprensa mundial fazem questão de publicar imagens das suas idas aos hospitais para praticar essa ação solidária.

O craque também é o principal garoto-propaganda de uma campanha chamada "BeThe1Donor" (Seja um Doador, em tradução livre para o português), que visa incentivar os jovens a aderir à prática.

Já a conexão entre o fato de não ter nenhuma tatuagem e as frequentes doações de sangue é mais difícil de ser provada. Afinal, é uma pergunta para qual apenas o próprio Cristiano Ronaldo tem a resposta.

Mas, pelo menos uma vez, o jogador do Real confirmou a história. Em 2012, ele afirmou que prefere não fazer nenhuma marca artificial em sua pele para não ficar proibido de fazer suas doações durante alguns meses.

Além de doador de sangue, o craque português também faz parte do cadastro de doadores de medula óssea. Ele tomou essa iniciativa em 2011, quando o filho de Carlos Martins, um ex-companheiro de Sporting e seleção, foi diagnosticado com leucemia.

"Carlos estava conosco na seleção e comentou sobre o problema de seu filho, que precisava de um transplante [de medula]. Os jogadores demonstraram grande solidariedade. Muitos pensam que é algo difícil de fazer, mas é simples e não dói. Podemos ajudar muita gente, principalmente as crianças", explicou.

Cristiano Ronaldo é o maior nome do Real Madrid, finalista da Liga dos Campeões da Europa pela terceira temporada consecutiva. A decisão da Champions 2017/18, contra o Liverpool, será disputada no dia 26 de maio, em Kiev, capital da Ucrânia.


Mais de Cidadãos do Mundo

Discreto, Salah tem filha com nome sagrado e casamento "escondido"
"Faraó do custo-benefício: gol de Salah custa 87% menos que o de Neymar
Desfalques: 7 jogadores que vão perder a Copa-2018 por contusão
Messi desbanca Salah, assume liderança e caminha para 5ª Chuteira de Ouro

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.