Topo

Rafael Reis

Vale nada? 5 motivos para acompanhar Barcelona x Real Madrid

Rafael Reis

06/05/2018 04h00

O Barcelona já conquistou o título espanhol desta temporada. O Real Madrid está com a cabeça longe, no dia 26 de maio, quando enfrentará o Liverpool em sua terceira decisão consecutiva de Liga dos Campeões da Europa.

Será que desta vez o maior clássico do planeta, que será disputado neste domingo, a partir das 15h45 (de Brasília), será uma partida sem importância?

É claro que não. Muita coisa estará em jogo no gramado do Camp Nou. Afinal, Barça x Real nunca é apenas mais uma partida.

Conheça abaixo cinco razões que fazem o clássico deste domingo não ser um "jogo sem importância".

CAMPEÃO INVICTO?
O Barcelona tem uma meta nesta reta final de temporada: ser o primeiro campeão espanhol invicto da "era moderna", ou seja, desde que a competição passou a ter um número mais alto (16, ou os atuais 20) de times e, consequentemente, de partidas. Faltando quatro rodadas para o encerramento da temporada, o time de Ernesto Valverde soma 26 vitórias e oito empates. O Real é a maior ameaça a essa marca história e adoraria colocar estragar um pouco a festa catalã.

REAL FORA DA CHAMPIONS?
Apesar de estar na final da Champions, o Real Madrid ainda não está garantido na fase de grupos da próxima edição do torneio interclubes mais importante do planeta. Para assegurar sua posição entre os melhores do continente e não ter de disputar nenhum playoff preliminar na temporada 2018/19, os comandados de Zidane precisam ser campeões europeus ou terminar o Espanhol entre os três primeiros colocados. No momento, o Real é o terceiro, mas ainda pode ser alcançado pelo Valencia.

CHUTEIRA DE OURO
Lionel Messi está travando um duelo particular com Mohamed Salah pelo prêmio concedido ao maior artilheiro dos campeonatos nacionais da Europa na temporada. Por enquanto, quem está levando a Chuteira de Ouro para casa é o craque do Barcelona, que tem um gol a mais do que o egípcio do Liverpool. Mas a disputa ainda está aberta.

SECA DE CRISTIANO DE RONALDO
O astro do Real Madrid passou em branco nos três últimos clássicos contra o Barcelona válidos pelo Campeonato Espanhol e também não fez sequer um golzinho nos dois confrontos contra o Bayern de Munique, pela semifinal da Liga dos Campeões. Para um artilheiro do porte de Cristiano Ronaldo, qualquer jejunzinho já é um incômodo.

O ADEUS DE INIESTA
De saída para o futebol chinês, Andrés Iniesta fará o seu 38º (e, muito provavelmente, último) clássico contra o Real Madrid. O retrospecto do meia, que só defendeu o Barcelona ao longo da carreira, contra o maior rival catalão é amplamente favorável: 16 vitórias, nove empates e 12 derrotas. O capitão do Barça marcou três gols ante o Real e deu oito assistências.


Mais de Clubes

– Como La Bombonera deixou de ser pesadelo para times brasileiros
– À espera da 1ª vez: 7 times famosos que nunca foram campeões nacionais
– Qual é o time que mais evoluiu nesta temporada? E o que mais caiu?
– Sensação na Champions, Liverpool ficou ainda melhor com saída de Coutinho

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.