Topo

Rafael Reis

À espera da 1ª vez: 7 times famosos que nunca foram campeões nacionais

Rafael Reis

15/04/2018 04h00

Para alguns clubes, ser campeão nacional não é mais que uma mera rotina. O Bayern de Munique faturou nesta temporada seu sexto título alemão consecutivo. Já a Juventus caminha para sua sétima conquista em sequência na Itália.

Enquanto isso, outros times, alguns deles bastante conhecidos no mundo todo, ainda sonham com o primeiro título nacional de suas histórias.

No Brasil, cinco dos 20 clubes que disputam a primeira divisão vivem essa situação de jamais terem sido campeões brasileiros: América-MG, Ceará, Chapecoense, Paraná e Vitória.

E no exterior? Apresentamos abaixo sete times estrangeiros famosos que nunca ganharam o campeonato nacional do qual participam.

BAYER LEVERKUSEN
Alemanha
Melhor campanha: Vice-campeão (1997, 1999, 2000, 2002 e 2011)

Não é à toa que ganhou o apelido de Bayer Neverkusen, um trocadilho com a palavra inglesa "never" (nunca, em tradução para o português). Apesar de já ter disputado uma final de Liga dos Campeões da Europa, em 2002, e ter vencido uma Copa da Uefa (a versão antiga da Liga Europa), em 1988, o clube da Bayer jamais conseguiu comemorar um título alemão. O time já bateu na trave várias vezes. Em 2000, quando tinha Ballack, Zé Roberto e Emerson no elenco, perdeu o título para o Bayern de Munique na última rodada ao ser derrotado por 2 a 0 pelo nanico Unterhaching.

VILLARREAL
Espanha
Melhor campanha: Vice-campeão (2008)

Assim como o Bayer Leverkusen, o Villarreal também tem uma campanha de histórica de Champions no currículo (foi semifinalista em 2006), mas jamais foi páreo para as maiores potências do seu país no campeonato nacional. Em favor do "Submarino Amarelo", está o fato de ele só ter estreado na primeira divisão espanhola em 1999. Nessas últimas 20 temporadas, o mais perto que ficou do título espanhol foi em 2008, quando terminou na segunda colocação, oito pontos atrás do Real Madrid.

WEST HAM
Inglaterra
Melhor campanha: 3º colocado (1986)

Ao longo de 130 anos de história, a primeira divisão inglesa já teve 24 campeões diferentes. E a equipe mais conhecida que jamais alcançou esse feito foi o West Ham. O time de Londres, que já teve em seu elenco jogadores importantes, como Bobby Moore, Geoff Hurst e Carlos Tevez, tem como maiores feitos os três títulos de Copa da Inglaterra conquistados entre 1964 e 1980. Em 1986, brigou ponto a ponto com Liverpool e Everton pelo título inglês, mas acabou ficando na terceira posição.

ATALANTA
Itália
Melhor campanha: 4ª colocada (2017)

Sensação do futebol italiano na temporada passada, quando terminou na quarta colocação e chegou a sonhar com vaga na Liga dos Campeões, o clube de Bérgamo passou a maior parte de sua história lutando na parte de baixo da primeira divisão ou tendo que disputar a Série B. A Atalanta é muito mais conhecida pela qualidade de suas categorias de base do que propriamente pelos bons resultados que costuma obter no Calcio.

PARMA
Itália
Melhor campanha: Vice-campeão (1997)

Durante a década de 1990, quando era sustentado pelo dinheiro da Parmalat, o Parma era um dos times mais temidos da Europa e contava com estrelas do porte de Buffon, Asprilla e Crespo. Apesar de todo esse poderio econômico, o clube jamais conseguiu um scudetto. Em 1997, passou perto. Ficou apenas dois pontos atrás da Juventus. Os títulos mais importantes da história da equipe, que hoje tenta se reerguer depois de um processo de falência e disputa a segunda divisão italiana, foram as Copas da Uefa conquistadas em 1995 e 1999.

HOFFENHEIM
Alemanha
Melhor campanha: Quarto colocado (2017)

Um dos clubes de maior sucesso da Alemanha nos últimos anos, passou a maior parte dos seus quase 120 anos de história escondido em divisões amadoras do futebol germânico. Foi só em 2008 que o time azul e branco estreou na Bundesliga. De lá para cá, o Hoffenheim tem feito campanhas consistentes, mas ainda nem passou perto do título. Aliás, todos os troféus já levantados pelo clube foram em competições de divisões inferiores.

BRAGA
Portugal
Melhor campanha: Vice-campeão (2010)

Quarta força do futebol português desde o declínio do Boavista, em meados da década passada, o Braga ainda não foi poderoso o suficiente para quebrar a hegemonia de Porto, Benfica e Sporting no país. O clube até que se esforçou e chegou a ser vice-campeão em 2010. Mas o grande momento de sua história foi alcançado no ano seguinte, quando foi até a decisão da Liga Europa e acabou derrotado por outro português, o Porto.


Mais de Clubes

– Qual é o time que mais evoluiu nesta temporada? E o que mais caiu?
– Sensação na Champions, Liverpool ficou ainda melhor com saída de Coutinho
– Melhor mandante do mundo, PSG aposta em estádio para sobreviver sem Neymar
– Por que time de Magic Johnson e Will Ferrell pode revolucionar o futebol?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.