Topo

Rafael Reis

7 brasileiros que já se sagraram campeões nesta temporada europeia

Rafael Reis

27/04/2018 04h00

A temporada 2017/18 do futebol europeu só acaba na segunda metade do próximo mês. Mesmo assim, já há muitos jogadores com sensação de dever cumprido.

Três das ligas nacionais mais importantes do continente (Inglesa, Alemã e Francesa) já conhecem há algum tempo seus campeões. O Campeonato Espanhol também prestes a consagrar mais uma vez uma Barcelona.

Apresentamos abaixo sete jogadores brasileiros que já sabem que não vão passar 2018 em branco. Mesmo antes do encerramento da temporada, eles já conquistaram algum título nos países onde atuam.

NEYMAR
Paris Saint-Germain (FRA)
Campeão francês e da Copa da Liga Francesa
Outros brasileiros: Daniel Alves, Thiago Silva e Marquinhos

A primeira temporada do astro na Cidade Luz não foi tão boa quanto ele sonhava. O brasileiro caiu nas oitavas de final da Liga dos Campeões e sofreu uma fratura no pé direito que o tirou de boa parte da segunda metade da temporada. Mesmo assim, houve motivos para Neymar sorrir em Paris. Enquanto se recuperava da lesão, o camisa 10 viu o PSG vencer a Copa da Liga e recuperar a hegemonia no Campeonato Francês. A equipe dirigida por Unai Emery ainda pode conquistar mais um troféu em 2017/18. No dia 8 de maio, enfrenta o Les Herbies, da terceira divisão, na final da Copa da França.

GABRIEL JESUS
Manchester City (ING)
Campeão inglês e da Copa da Liga Inglesa
Outros brasileiros: Ederson, Danilo e Fernandinho

A primeira temporada completa de Gabriel Jesus na Inglaterra não foi tão brilhante quanto os seis meses iniciais da sua trajetória no futebol europeu. Mas, apesar de ter ido parar no banco de reservas do Manchester City, o atacante teve o prazer de ajudar Pep Guardiola a levantar mais dois troféus. Em fevereiro, sagrou-se campeão da Copa da Liga, após vencer uma final contra o Arsenal. Dois meses depois, veio o tão esperado título inglês, conquistado com cinco rodadas de antecipação.

RAFINHA
Bayern de Munique (ALE)
Campeão alemão

O veterano de 32 anos foi uma espécie de 12º titular do Bayern de Munique durante a temporada e se revezou entre as laterais direita, sua especialidade, e esquerda. Com o clube bávaro, Rafinha conquistou seu sexto título alemão consecutivo e ainda pode levantar mais duas taças expressivas, já que o Bayern continua vivo na Liga dos Campeões da Europa e vai enfrentar o Eintracht Frankfurt na decisão da Copa da Alemanha.

BRUNO CÉSAR
Sporting (POR)
Campeão da Taça da Liga de Portugal
Outro brasileiro: Wendel

O ex-meia de Corinthians e Palmeiras está em segundo plano na briga pelo título português desta temporada, mas viu seu Sporting se tornar o rei das competições de mata-mata na terra de Cristiano Ronaldo. Ainda em janeiro, a equipe de Lisboa conquistou a Taça da Liga ao derrotar nos pênaltis o Vitória de Setúbal, após empate por 1 a 1 nos 120 minutos. No dia 20 de maio, a decisão é contra o Desportivo Aves e vale o título da Taça de Portugal.

MAURO JÚNIOR
PSV Eindhoven (HOL)
Campeão holandês

Praticamente desconhecido em sua terra natal, o garoto de 18 anos que foi revelado pelo Desportivo Brasil e chegou à Europa nesta temporada já pode colocar no currículo seu primeiro título como profissional, o de campeão holandês. O meia teve participação discreta na 24ª conquista do PSV Eindhoven: disputou apenas 14 partidas, marcou um gol e distribuiu quatro assistências.

ERIC BOTTEGHIN
Feyenoord (HOL)
Campeão da Copa da Holanda

Campeão holandês em 2016/17, o time de Roterdã passou longe da briga pelo título nacional nesta temporada. No entanto, não vai encerrar 2018 de mãos abanando. O Feyenoord conquistou no domingo passado a Copa da Holanda ao derrotar o AZ Alkmaar por 3 a 0 na decisão. O zagueiro brasileiro Eric Bottegin (ex-Internacional e Barueri), que passou boa parte dos últimos meses se recuperando de uma lesão no joelho, entrou no final da partida.

RODRIGO GALO
AEK Atenas (GRE)
Campeão grego

Depois de sete temporadas consecutivas de domínio do Olympiacos, o Campeonato Grego teve nesta temporada um novo campeão. O AEK Atenas se sagrou campeão helênico pela primeira vez no século e encerrou um jejum de 34 anos. O representante brasileiro na conquista foi o lateral direito Rodrigo Galo, ex-Avaí, que atua no futebol europeu há dez anos e passou a maior parte da carreira em Portugal.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– 7 brasileiros veteranos de Europa para seu time repatriar no 2º semestre
– Esquecido por Tite, Oscar "renasce" e vira maestro de melhor time da China
– Seleção deve ter batalhão de campeões nacionais na Copa-2018
– Em avaliação de robô, Alisson é melhor que Buffon, De Gea e Courtois

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.