Topo

Rafael Reis

Peixinhos: 6 astros do futebol mundial que são filhos de ex-jogadores

Rafael Reis

22/04/2018 04h00

É bem normal um médico passar seu consultório para o filho. O mesmo acontece com dentistas, veterinários, fisioterapeutas… O que não falta no mundo é profissão passando de geração para geração dentro de uma família.

O mesmo acontece no futebol. A história está cheia de jogadores de sucesso que eram filhos de ex-jogadores. O maior de todos, Pelé, foi um deles. João Ramos do Nascimento, o Dondinho, era atacante e chegou a jogar no Atlético-MG na década de 1940.

Apresentamos abaixo seis jogadores que fazem sucesso hoje em dia no futebol mundial e que são filhos de atletas que também escreveram histórias de sucesso no esporte mais popular do planeta.

THIAGO ALCÂNTARA
Meia
27 anos
Espanhol
Bayern de Munique (ALE)

Esse caso é bastante conhecido. O maestro do Bayern e da seleção espanhola tem sangue brasileiro correndo nas veias. O meia, assim como Rafinha, ex-Barcelona e atualmente na Inter de Milão, é filho do ex-volante Mazinho, que jogou no Palmeiras e fez parte do time que conquistou o tetracampeonato mundial em 1994. Mazinho, aliás, tentou convencer Thiago a seguir seus passos e defender o Brasil. No entanto, o camisa 6 do Bayern optou por vestir a camisa da Espanha, país onde passou a adolescência e o começo da vida adulta.

LEROY SANÉ
Meia-atacante
22 anos
Alemão
Manchester City (ING)

O garoto do Manchester City foi batizado como Leroy em homenagem ao técnico francês Claude Le Roy, que dirigiu seu pai na seleção senegalesa que disputou a Copa Africana de Nações de 1992. Souleyman Sané, ou Samy, como era mais conhecido nos seus tempos de jogador, foi um atacante de sucesso no futebol alemão na década de 1980. Ele viveu sua melhor fase no Freiburg, seu primeiro clube como profissional. Em 106 jogos pela equipe, marcou 56 gols.

SERGIO BUSQUETS
Volante
29 anos
Espanhol
Barcelona (ESP)

Não é à toa que o volante do Barça e da seleção espanhola prefere usar o nome Sergio nas costas de sua camisa. Para ele, Busquets é seu pai, Carles, ex-goleiro que passou praticamente toda a década de 1990 sentado no banco de reservas do Barcelona. Aposentado dos gramados desde 2002, o patriarca da família ainda trabalha no clube catalão. Há seis anos, ele é o preparador de goleiros do Barça B.

PIERRE-EMERICK AUBAMEYANG
Atacante
28 anos
Gabonês
Arsenal (ING)

O homem-gol do Arsenal não ganhou apenas o nome Pierre do pai. A carreira escolhida pelo ex-jogador do Borussia Dortmund também a mesma do seu gerador. Yaya Aubameyang, como era conhecido, jogou 80 partidas pela seleção do Gabão nas décadas de 1980 e 1990 e foi durante muito tempo o capitão da equipe africana. O zagueiro passou a maior parte da vida atuando em clubes franceses, como Nice e Le Havre, mas teve uma rápida passagem pela América do Sul –em 1996, defendeu o Junior Barranquilla (COL).

MARCOS ALONSO
Lateral esquerdo
27 anos
Espanhol
Chelsea (ING)

Uma das novidades da Espanha na reta final da preparação para a Copa do Mundo-2018, o lateral esquerdo do Chelsea é a terceira geração de sua família a defender a seleção. E todos tinham o mesmo nome no mundo do futebol: Marcos Alonso. Seu avô foi zagueiro do Real Madrid na época de Puskás e Di Stéfano (anos 1950 e 1960). Já o pai era atacante e passou por Barcelona e Atlético de Madri na década de 1980. Ao contrário dos antecessores, o mais jovem da família construiu sua carreira longe da Espanha. Revelado no Real Madrid, deixou o país em 2010 e atuou na Itália e na Inglaterra.

JUSTIN KLUIVERT
Atacante
18 anos
Holandês
Ajax (HOL)

Uma das principais revelações do futebol holandês nos últimos tempos, o ponta do Ajax é filho de um dos maiores centroavantes do planeta na década de 1990 e no início dos anos 2000. Patrick Kluivert sagrou-se campeão mundial com o Ajax, fez sucesso com a camisa do Barcelona e disputou uma Copa do Mundo (1998) e três Eurocopas (1996, 2000 e 2004) com a seleção holandesa. Patrick, aliás, chegou a treinar seu filho nas categorias de base do time de Amsterdã.


 Mais de Cidadãos do Mundo

Wenger criou Arsenal "francês" e gastou 20% do orçamento com compatriotas
Números provam: Cristiano Ronaldo também é "Penaldo"
Salah ficou em 2º na eleição para presidente do Egito: verdade ou lenda?
7 astros do futebol que vão à Copa-2018 (e você provavelmente não sabia)

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.