Topo

Rafael Reis

Números provam: Cristiano Ronaldo também é "Penaldo"

Rafael Reis

20/04/2018 04h00

Cristiano Ronaldo já foi eleito cinco vezes o melhor jogador do mundo e é o atual bicampeão do prêmio entregue pela Fifa. O português também é o maior artilheiro da história da Liga dos Campeões da Europa e caminha para a sexta temporada consecutiva como goleador do torneio.

No entanto, apesar de um número incalculável de glórias e de ter fãs espalhados pelo mundo inteiro, a estrela do Real Madrid também é o "Penaldo".

O apelido, famoso nas redes sociais e dado por torcedores que não são muito chegados em seu futebol, pode até ser depreciativo… mas está longe de não ser merecido.

Afinal, dentre os dez maiores artilheiros do futebol europeu nesta temporada, nenhum faz mais gols de pênalti que o astro português.

Só nos últimos três anos, Cristiano Ronaldo converteu 25 penalidades.

Além dele, apenas o polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, marcou mais de duas dezenas de gols de pênalti no período (24).

Lionel Messi, Harry Kane, Luis Suárez, Edinson Cavani, Mauro Icardi e Mohamed Salah, outros goleadores que fazem parte do primeiro escalão do futebol mundial, não passaram nem perto dessa marca.

O número de gols de pênalti assinalados por CR7 poderia ser ainda maior se ele não tivesse desperdiçado oito cobranças desde o segundo semestre de 2015.

Conclusão: Cristiano Ronaldo faz muitos gols de pênalti. Mas isso porque o Real Madrid e a seleção portuguesa, times que defende, sofrem muitas faltas dentro da área. E essa não é uma característica apenas de hoje.

Ao longo da carreira, o craque de 33 anos já marcou 650 gols como profissional. Desses, 103 nasceram de cobranças de pênalti. Ou seja, mais de 15% de todas as bolas que CR7 empurrou para as redes vieram de penalidades.

A comparação com Messi, seu arquirrival nos prêmios de melhor do mundo na última década, é inevitável. O argentino tem 607 gols na carreira, 78 de pênalti. No caso dele, os gols nascidos das cobranças de 11 m representam "só" 12,8% do total.

O elevado número de gols de pênalti de Cristiano Ronaldo não desvaloriza sua qualidade como jogador e nem seu poder de decisão. Apenas mostra uma faceta do seu futebol, como ficou claro no recente confronto com a Juventus, pelas quartas de final da Champions.

Na partida de ida, o português marcou duas vezes. Uma delas, a bicicleta perfeita que fez o mundo ficar de olhos esbugalhados. Já no confronto de volta, CR7 fez no último minuto do segundo tempo o gol que classificou o Real Madrid… de pênalti.

O cara capaz de produzir obras primas, mas que não abre mão de uma boa e velha penalidade. Esse é Cristiano Ronaldo, o "Penaldo".

GOLS DE PÊNALTI (NAS ÚLTIMAS 3 TEMPORADAS):

1 – Cristiano Ronaldo (POR/Real Madrid) – 25 gols
2 – Robert Lewandowski (POL/Bayern de Munique) – 24
3 – Lionel Messi (ARG/Barcelona)
Jonas (BRA/Benfica) – 18
5 – Harry Kane (ING/Tottenam) – 17
6 – Ciro Immobile (ITA/Lazio) – 16
7 – Edinson Cavani (URU/Paris Saint-Germain) – 14
8 – Mauro Icardi (ARG/Inter de Milão) – 9
9 – Luis Suárez (URU/Barcelona) – 6
10 – Mohamed Salah (EGI/Liverpool) – 3


Mais de Cidadãos do Mundo

Salah ficou em 2º na eleição para presidente do Egito: verdade ou lenda?
7 astros do futebol que vão à Copa-2018 (e você provavelmente não sabia)
Salah ou Messi: Quem vai levar a Chuteira de Ouro nesta temporada?
6 figurinhas do álbum da Copa que não devem ir para a Rússia-2018

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.