Topo

Rafael Reis

Time de Romarinho no Mundial é "irmão" do Manchester City; entenda o caso

Rafael Reis

08/12/2017 04h00

Autor do gol que classificou o Al-Jazira para as quartas de final do Mundial de Clubes, o atacante brasileiro Romarinho está na mesma folha de pagamentos de Gabriel Jesus, Kevin de Bruyne, Pep Guardiola e outros astros de primeira grandeza do futebol mundial.

Isso porque o dinheiro que sustenta o atual campeão dos Emirados Árabes Unidos, que neste sábado desafia o Urawa Reds (JAP) por vaga na semifinal do torneio da Fifa, é o mesmo que banca o poderoso Manchester City, atual líder do Campeonato Inglês.

Os dois clubes pertencem ao mesmo homem, o xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan, integrante da família real de Abu Dhabi e meio-irmão do presidente do país, Khalifa bin Zayed Al Nahyan.

Integrante de uma família cuja fortuna é tão grande que nem a revista "Forbes", especialista em listar os bilionários do planeta, consegue estimar com precisão, o dono do Al Jazira e do City foi o grande responsável por colocar os Emirados Árabes no mapa do esporte mundial.

Fanático por automobilismo, foi ele que negociou a entrada do país no calendário da F-1. E fã de futebol, também liderou as conversas para levar o Mundial de Clubes para sua terra-natal – os Emirados, que já foram sede em 2009 e 2010, recebem o torneio pela terceira vez.

O Al Jazira foi a primeira experiência de Mansour Al Nahyan no mundo do futebol. O xeque não poupou dinheiro para levar ao Oriente Médio estrelas do porte de George Weah, melhor jogador do mundo em 1995, e do holandês Philipp Cocu, investiu em vários treinadores brasileiros (Abel Braga, Caio Júnior, Paulo Bonamigo), mas jamais conseguiu transformar o clube em uma potência –venceu apenas duas ligas nacionais e nunca ganhou a Champions asiática.

O magnata de Abu Dhabi só mudou de patamar em 2008, quando fez sua jogada mais ousada: adquirir o Manchester City e tentar transformá-lo em um dos times de futebol mais poderosos do planeta.

Desde então, o xeque já investiu mais de 1,4 bilhão de euros (R$ 5,3 bilhões) só em contratações para o time inglês. O título da Liga dos Campeões ainda não veio, mas o time mais conhecido de Mansour Al Nahyan já faturou duas Premier Leagues e, na atual temporada, caminha para a terceira conquista.

Além do City e do Al Jazira, o xeque possui participações (majoritárias ou minoritárias) em pelo menos outros cinco clubes, de continentes diferentes: New York City, que disputa a MLS (Major League Soccer), a elite do futebol nos EUA, Melbourne City, da Austrália, Yokohama Marinos, do Japão, Girona, da Espanha, e Torque, do Uruguai.

Como se pode ver, a família de Mansour Al Nahyan no futebol é bem grande. E engloba Romarinho, Gabriel Jesus, Kevin De Bruyne, Pep Guardiola e tantos outros.


Mais de Clubes

– Boca, River e mais 37: Conheça os times já garantidos na Libertadores-2017
– Quanto custa ver no estádio um jogo do PSG?
– 5 times de futebol que jogam em estádios maiores que suas cidades
– Como um time de refugos e emprestados virou a ameaça ao Barça na Espanha

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.