Topo

Rafael Reis

Boca, River e mais 37: Conheça os times já garantidos na Libertadores-2018

Rafael Reis

07/12/2017 04h30

A próxima edição da Copa Libertadores da América contará com as presenças do Boca Juniors, maior campeão no século 21, com três títulos, e dos vencedores das últimas três edições do torneio: Grêmio (2017), Atlético Nacional (2016) e River Plate (ARG).

Além dos quatro clubes citados acima, outras 35 equipes já asseguraram participação na principal competição interclubes do continente no ano que vem.

Ou seja, apenas oito das 47 vagas da Libertadores-2018 ainda não foram preenchidas.

Uma delas será definida na final da Copa Sul-Americana. Se o Independiente (ARG) faturar o título, será ele o dono da vaga. Caso o Flamengo levante a taça, o futebol brasileiro terá direito a um nono representante: o Atlético-MG.

As outras vagas ainda abertas, e que serão definidas nas próximas semanas, pertencem a Bolívia (duas), Colômbia (duas), Chile (uma), Equador (uma) e Venezuela (uma).

Dos 39 clubes assegurados na próxima Libertadores, 23 já têm vaga garantida na fase de grupos, 12 terão de passar pelos mata-mata preliminares da competição e quatro ainda não sabem exatamente qual será seu papel.

Um dos times com a situação indefinida é o Vasco, que irá diretamente para fase principal do torneio se o Flamengo faturar a Sul-Americana. Caso contrário, entrará na segunda rodada da etapa preliminar.

A grande ausência da próxima edição será o Lanús, atual vice-campeão da Libertadores e que não conseguiu ficar com nenhuma das seis vagas destinadas ao futebol argentino –ficou em oitavo no campeonato nacional.

O sorteio que irá definir os confrontos das primeiras fases e os grupos da Libertadores será realizado no próximo dia 20, na sede da Conmebol, no Paraguai. O pontapé inicial da competição está previsto para 22 de janeiro. Já a final, para 28 de novembro.

Conheça abaixo todos os clubes já classificados para a Libertadores:

FASE DE GRUPOS
Alianza Lima (PER)
Atlético Nacional (COL)
Atlético Tucumán (ARG)
Boca Juniors (ARG)
Bolívar (BOL)
Corinthians (BRA)
Cruzeiro (BRA)
Defensor Sporting (URU)
Delfin (EQU)
Emelec (EQU)
Estudiantes (ARG)
Flamengo (BRA)
Grêmio (BRA)
Libertad (PAR)
Monagas (VNZ)
Palmeiras (BRA)
Peñarol (URU)
Racing (ARG)
Real Garcilaso (PER)
River Plate (ARG)
Santos (BRA)
The Strongest (BOL)
Universidad de Chile (CHI)

FASE PRELIMINAR
Banfield (ARG)
Carabobo (VNZ)
Chapecoense (BRA)
Deportivo Táchira (VNZ)
Guaraní (PAR)
Independiente del Valle (EQU)
Melgar (PER)
Montevideo Wanderers (URU)
Nacional (URU)
Junior Barranquilla (COL)
Santiago Wanderers (CHI)
Universitario (PER)

A DEFINIR
Cerro Porteño (PAR)
Colo Colo (CHI)
Olimpia (PAR)
Vasco (BRA)


Mais de Clubes

– Quanto custa ver no estádio um jogo do PSG?
– 5 times de futebol que jogam em estádios maiores que suas cidades
– Como um time de refugos e emprestados virou a ameaça ao Barça na Espanha
– Sensação da Europa, City importou "meio Barcelona" para chegar ao topo

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.