Topo

Rafael Reis

7 brasileiros que podem ser adversários da seleção de Tite na Copa-2018

Rafael Reis

07/10/2017 04h00

A Copa-2018 ainda não definiu todas as suas 32 seleções participantes. Mas uma coisa já dá para afirmar: o Mundial da Rússia não terá a presença de apenas 23 jogadores brasileiros, aqueles que serão convocados por Tite.

Como vem acontecendo em todas as últimas edições da Copa, a competição do próximo ano terá atletas nascidos no Brasil (ou descendentes de brasileiros) vestindo outras camisas, do país onde cresceram ou que decidiram defender.

Conheça abaixo sete jogadores brasileiros que podem aparecer na Copa-2018 atuando por uma outra seleção e que correm risco de ser pedras no caminho do hexacampeonato mundial do time canarinho.

PEPE
Zagueiro
34 anos
Besiktas (TUR)
Portugal (desde 2007)

Natural de Alagoas, mudou-se para Portugal aos 18 anos e foi "descoberto" pela seleção lusitana logo depois de ter sido contratado pelo Real Madrid e antes de receber sua primeira chance no Brasil. É hoje um dos jogadores mais importantes da equipe de Cristiano Ronaldo e foi figura essencial na conquista da Eurocopa do ano passado. Pepe já disputou duas Copas do Mundo com a camisa portuguesa (2010 e 2014).

THIAGO ALCÂNTARA
Meia
26 anos
Bayern de Munique (ALE)
Espanha (desde 2011)

Filho do tetracampeão mundial Mazinho, nasceu na Itália, mas defende a seleção espanhola desde os tempos em que estava nas categorias de base do Barcelona. Seu pai nunca escondeu que a decisão do primogênito está ligada ao fato de ter sido completamente ignorado pela CBF nos times sub-17 e sub-20 do Brasil. Ao contrário de Thiago, seu irmão Rafinha, que também defendeu as seleções menores da Espanha, voltou atrás e hoje está disponível para Tite.

RODRIGO
Atacante
26 anos
Valencia (ESP)
Espanha (desde 2014)

Amigo de infância de Thiago Alcântara, o filho do ex-lateral esquerdo Adalberto, que jogou no Flamengo, passou por todas as seleções espanholas de base e não teve dúvida na hora de definir qual país defender como profissional. Apesar de não ser a primeira opção de Julen Lopetegui para o ataque, Rodrigo fez um dos gols da vitória por 3 a 0 sobre a Albânia, na sexta-feira, que classificou a Espanha para a Copa.

ÉDER
Atacante
30 anos
Inter de Milão (ITA)
Itália (desde 2015)

Descendente de italianos, deixou o Brasil rumo à terra dos antepassados aos 18 anos, logo depois de ter sido promovido ao time profissional do Criciúma. Na Terra da Bota, passou por Empoli, Frosinone, Brescia, Cesena e Sampdoria até chegar à Inter de Milão, no ano passado. Apesar de reserva em seu clube, é um dos homens de confiança do técnico da seleção italiana, Gian Piero Ventura.

THIAGO CIONEK
Zagueiro
31 anos
Palermo (ITA)
Polônia (desde 2014)

Nascido em Curitiba e bisneto de poloneses, o zagueiro teve a ajuda de um abaixo-assinado feito por 3 mil torcedores do Jagiellonia Bialystok, clube que defendeu entre 2008 e 2012, para que o governo polaco reconhecesse sua cidadania. Foi para a Europa muito jovem, com apenas 22 anos. Antes disso, construiu uma carreira discreta no Brasil: passou pelo futebol amador do Paraná e defendeu o Cuiabá e o CRB.

MARLOS
Meia-atacante
29 anos
Shakhtar Donetsk (UCR)
Ucrânia (desde 2017)

O ex-jogador do São Paulo acabou de estrear pela seleção ucraniana. O primeiro jogo de Marlos com a camisa da equipe treinada por Andriy Shevchenko foi a vitória por 2 a 0 sobre Kosovo, na sexta-feira. O meia-atacante joga na Ucrânia desde 2012 e é hoje um dos principais nomes do Shakhtar Donetsk. Caso sua seleção consiga a classificação para a Copa, é bem provável que ele seja convocado.

MÁRIO FERNANDES
Lateral direito
27 anos
CSKA Moscou (RUS)
Rússia (desde 2017)

Sempre lembrado por ter recusado uma convocação para a seleção brasileira no passado, o ex-lateral direito de São Caetano e Grêmio migrou para o CSKA Moscou em 2012, recebeu a cidadania russa no ano passado e começou a ser convocado nos últimos meses pelo técnico Stanislav Cherchesov para defender o time anfitrião da Copa-2018.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Miranda vê Brasil entre favoritos, mas quer encarar europeus para evoluir
– Tem até ex-seleção: 5 brasileiros que jogaram no exterior e estão sem clube
– O que falta para Fabinho ganhar uma chance na seleção?
– Adversário do PSG, brasileiro chegou à França quando Neymar tinha 12 anos

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.