Topo

Rafael Reis

Tem até ex-seleção: 5 brasileiros que jogaram no exterior e estão sem clube

Rafael Reis

29/09/2017 04h00

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui atualmente 13 milhões de desempregados. E alguns deles são jogadores profissionais de futebol.

Claro que a maioria é de atletas que você jamais ouviu falar, que passaram a carreira atuando em divisões menores dos seus Estados e clubes de pouca expressão. Mas, não se engane, há também nomes conhecidos que estão em busca de emprego.

Listamos abaixo cinco jogadores brasileiros com passagem por times de primeiro escalão do futebol nacional e que estavam atuando no exterior antes de engrossarem as estatísticas do desemprego no país.

OBINA
Atacante
34 anos
Último clube: Matsumoto Yamaga (JAP)

O folclórico centroavante de Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG está sem jogar profissionalmente há mais de um ano. Obina ficou sem contrato em dezembro, quando chegou ao fim seu vínculo de duas temporadas com o Matsumoto Yamaga, da segunda divisão japonesa. No Oriente, o atacante teve problemas físicos que dificultaram sua adaptação e marcou apenas oito gols em 40 partidas.

ANDERSON PICO
Lateral esquerdo
28 anos
Último clube: Dnipro (UCR)

Jogador com a carreira marcada pela estrutura física pouco comum para um jogador de futebol, o lateral esquerdo deixou o Dnipro após um péssimo segundo semestre de 2016 na Ucrânia e conversou com alguns clubes brasileiros sobre o futuro. Anderson Pico chegou a negociar com Internacional e também com o Atlético-PR. Mas ainda não saiu na fila dos desempregados.

MAZOLA
Atacante
28 anos
Último clube: Jeonbuk Motors (CDS)

Atacante revelado nas categorias de base do São Paulo que recebeu poucas chances no time profissional, Mazola jogou em Portugal, China e Japão. Sua experiência mais recente no exterior durou pouco. O jogador chegou em fevereiro ao Jeonbuk Motors, time que conta também com o brasileiro Lulinha (ex-Corinthians). Quatro meses depois, foi liberado para buscar uma outra oportunidade.

LÚCIO
Zagueiro
39 anos
Último clube: FC Goa (IND)

O ex-capitão da seleção brasileira disputou as duas últimas temporadas da Superliga Indiana pelo FC Goa, time dirigido por Zico. Mas a competição, que não tem nem três meses de duração, foi a única atividade física profissional do zagueiro desde a rescisão do contrato com Palmeiras, no primeiro semestre de 2015. Recentemente, o defensor fez questão de reiterar que ainda não se aposentou e que pretende voltar aos gramados.

RENAN
Volante
31 anos
Último clube: Emirates Club (EAU)

Volante formado no Atlético-MG e com passagens por Sport, Santa Cruz e Fortaleza, Renan construiu uma carreira de sete anos no exterior e jogou em Portugal (Vitória de Guimarães e Beira-Mar), Romênia (Cluj), Itália (Sampdoria) e Emirados Árabes (Al-Nasr e Emirates Club). Em julho, não teve seu contrato renovado no Oriente Médio e, desde então, está à busca de um emprego.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– O que falta para Fabinho ganhar uma chance na seleção?
– Adversário do PSG, brasileiro chegou à França quando Neymar tinha 12 anos
– Que clube brasileiro revelou mais jogadores para a elite da Europa?
– Após 8 meses, Gabigol deve ter nova chance como titular na Europa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.