Topo

Rafael Reis

Após 8 meses, Gabigol deve ter nova chance como titular na Europa

Rafael Reis

20/09/2017 04h00

Oito meses depois de sua única partida oficial como titular no futebol europeu, o atacante brasileiro Gabigol deve receber nesta quarta-feira uma nova oportunidade de começar jogando no Velho Continente.

O jogador de 21 anos deve ser escalado pelo técnico do Benfica, Rui Vitória, para enfrentar o Braga, pela primeira rodada da Taça da Liga Portuguesa.

Gabigol deve entrar na vaga de outro brasileiro, o veterano Jonas, 33, artilheiro do time na temporada, com oito gols, que deve ser um dos vários titulares preservados pelo clube de Lisboa.

Contratado pela Inter de Milão no ano passado, o ex-atacante do Santos teve uma temporada trágica de estreia na Europa. Foram apenas 10 jogos disputados e um golzinho marcado ao longo de 2016/17.

Em seu primeiro ano no Velho Continente, o jovem só foi titular uma vez. No dia 17 de janeiro, ele ficou em campo durante 72 minutos na vitória por 3 a 2 sobre o Bologna, pelas oitavas de final da Copa Itália.

Emprestado ao Benfica para ganhar ritmo de jogo e recuperar a confiança no seu futebol, o atacante vem sendo utilizado a conta-gotas neste início de temporada.

Reserva de Jonas e do suíço Haris Seferovic, autor de cinco gols em 2017/18, o brasileiro atuou por 13 minutos contra o CSKA Moscou, na semana passada, pela Liga dos Campeões da Europa, e por mais 13 no confronto com o Boavista, no último sábado, pelo Campeonato Português.

Além da dupla de brasileiros e do suíço, o Benfica conta com mais uma opção para seu comando de ataque, o mexicano Raúl Jiménez (ex-Atlético de Madri), que vem sendo um pouco mais aproveitado que Gabigol.

DOUGLAS

Ao contrário do atacante que brilhou no Santos, o outro brasileiro que o clube português deseja resgatar nesta temporada ainda não está pronto para ter uma chance de atuar como titular.

O lateral direito Douglas, que pertence ao Barcelona e está cedido ao Benfica até o fim da temporada, ainda tenta recuperar a forma para ficar à disposição do treinador e poder estrear em sua nova equipe.

Devido às limitações físicas do brasileiro, que disputou a última temporada pelo Sporting Gijón, rebaixado à segunda divisão espanhola, André Almeida não deve ser incluído no rodízio programado para a Taça de Portugal e tem tudo para ser mantido entre os titulares no confronto com o Braga.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Mudança de regra coloca Neymar na briga por Chuteira de Ouro
– Dagoberto e promessas da seleção: 7 brasileiros que hoje jogam Segundonas
– Cinco ano depois, Neymar revê ex-companheiro que se queimou na seleção
– 5 brasileiros no exterior que já podem assinar com seu time para 2018

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.