Topo

Rafael Reis

Ex-parceiro de Ronaldinho rejeitou seleção e dá palestras anticapitalismo

Rafael Reis

25/07/2017 04h00

Você vai a um evento anticapitalismo e descobre que o principal palestrante é um ex-jogador profissional, campeão europeu de clubes, que fez fortuna com o futebol, foi companheiro de time de Ronaldinho e integrou dos principais esquadrões da modalidade neste século.

A cena é tão surreal e surpreendente que parece retirada de um livro ou de um filme. No entanto, ela não apenas é real, como faz parte da rotina de Sabadell, cidade com pouco mais de 200 mil habitantes que fica a 20 km de Barcelona.

É lá onde vive e milita o ex-lateral direito e zagueiro Oleguer Presas, 37, uma das figuras mais incomuns do futebol mundial nas últimas décadas.

Formado em economia pela Universitad Autònoma de Barcelona, o ex-defensor e hoje ativista político disputou quase 170 partidas oficiais pelo Barça entre 2003 e 2008, período em que conquistou a Liga dos Campeões da Europa (2006) e atuou ao lado de astros do quilate de Ronaldinho, Messi, Xavi, Iniesta e Eto'o.

De qualidade técnica duvidosa, Oleguer sempre chamou mais a atenção por suas atitudes fora de campo do que pelo desempenho alcançado com a bolas nos pés.

A mais conhecida delas é a militância no movimento separatista catalão. O ex-jogador nunca fez questão de esconder sua posição radicalmente favorável à independência da Catalunha, o que lhe custou, inclusive, uma carreira na seleção espanhola.

Oleguer chegou a conversar com os técnicos Luis Aragonés e Vicente del Bosque sobre a possibilidade de vestir a camisa da "Fúria" e deixou bem claro para eles que não aceitaria uma convocação por considerar que a Espanha não é seu país –por isso mesmo, sempre fez questão de defender a seleção catalã, que tem aval da Fifa apenas para disputar jogos amistosos.

O radicalismo do ex-defensor também lhe custou o dinheiro de um patrocinador. Em 2007, a Kelme, empresa espanhola de material esportivo, rompeu o contrato com o ex-jogador depois de ele publicar um artigo em um jornal basco criticando o sistema judiciário espanhol e apoiando um terrorista do ETA, organização que luta pela independência do País Basco, outra região autônoma da Espanha.

O ex-companheiro de Ronaldinho deixou o Barcelona no ano seguinte e jogou por mais três temporadas no Ajax até decidir por uma aposentadoria precoce, em 2011, aos 31 anos.

Desde então, Oleguer trabalha na área administrativa de uma cooperativa de reciclagem e dá palestras sobre ecologia e os malefícios do capitalismo. Em 2012 e em 2015, o ex-jogador participou ativamente das campanhas da CUP (Candidatura de Unidad Popular), um partido político de extrema esquerda nas eleições regionais da Catalunha.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por onde andam os jogadores do Dortmund que tirou Mundial do Cruzeiro?
Cinco artilheiros estrangeiros para seu time buscar no exterior
Mercado da Bola já movimentou R$ 9,5 bi; conheça os 10 reforços mais caros
Mais caro da temporada, belga já foi estrela de "Big Brother" adolescente

 

 

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.