Topo

Rafael Reis

Geração saúde? 7 jogadores de sucesso que foram flagrados fumando cigarro

Rafael Reis

30/04/2017 04h00

Esporte é saúde. Mas isso não significa que todos os esportistas, mesmo aqueles de alto rendimento, levem uma vida 100% regrada e totalmente saudável.

A história do futebol está cheia de atletas que sucumbiram ao vício. Garrincha exagerou no álcool e morreu antes de completar 50 anos, Maradona quase teve a vida abreviada pela cocaína. E esses são só dois dos mais conhecidos casos.

O cigarro também faz parte desse mundo. Zidane, Ronaldo, Sócrates, Marcos… vários são os ex-jogadores de alto nível que foram flagrados em algum momento da carreira consumindo tabaco.

Conheça abaixo sete jogadores, ainda em atividade, que também fazem parte desse grupo que pouco tem a ver o esporte saudável: o de atletas que são fumantes assumidos ou foram flagrados fumando cigarro.

GIANLUIGI BUFFON
Goleiro
39 anos
Italiano
Juventus (ITA)

Um dos melhores goleiros de todos os tempos, Buffon nunca negou ser fumante, mas sempre alegou que só faz uso do cigarro quando está de folga. No entanto, duas semanas atrás, o ex-atacante argentino naturalizado italiano Pablo Daniel Osvaldo afirmou em uma entrevista em sua terra natal que costumava fumar ao lado do arqueiro da Juventus nos vestiários da seleção italiana.

WAYNE ROONEY
Atacante
31 anos
Inglês
Manchester United (ING)

Nem o próprio Wayne Rooney deve se lembrar da quantidade exata de vezes que fotos suas fumando foram publicadas por tablóides ingleses ao lado de manchetes com dizeres como "exclusivo". O atacante chegou a provocar a fúria do então técnico do Manchester United, Alex Ferguson, quando os primeiros flagras foram publicados. No entanto, acabou se acostumando com isso.

MARIO BALOTELLI
Atacante
26 anos
Italiano
Nice (FRA)

Surpreendente seria se o atacante problema do futebol italiano não fosse fumante. Mario Balotelli acumula incontáveis hábitos poucos saudáveis… e o cigarro é só um deles. Nos tempos de Manchester City, o técnico Roberto Mancini chegou a pedir publicamente para que o atacante parasse de fumar e disse que só toleraria seus cigarros se ele marcasse "dois gols por jogo".

MESUT ÖZIL
Meia
28 anos
Alemão
Arsenal (ING)

Em 2011, o meia foi flagrado por paparazzi fumando a bordo de um iate em Ibiza, na Espanha, e mandou a seguinte desculpa: "não sou fumante, foi só uma vez, eu estava pagando uma aposta que perdi". A explicação não colocou, e o episódio pegou muito mal para o alemão no Real Madrid, clube que defendia na época.

RADJA NAINGGOLAN
Meia
28 anos
Belga
Roma (ITA)

O coração do meio-campo da Roma e um dos principais jogadores da seleção da Bélgica é conhecido como chaminé. É que Nainggolan não apenas fuma, ele fuma muito. Fuma tanto que costuma ganhar um quarto especial na concentração da seleção, com direito a sacada, para que ele possa fazer uso do cigarro sem disparar os alarmes de incêndio do hotel.

RAHEEM STERLING
Atacante
22 anos
Inglês
Manchester City

A segunda contratação mais cara da história do Manchester City (62,5 milhões de euros) foi flagrado fumando cigarro e também narguilé na época que defendia o Liverpool. O atacante não gostou da publicação dessas imagens e já disse mais de uma vez que se sente perseguido pela imprensa britânica.

KEVIN-PRINCE BOATENG
Atacante
30 anos
Ganês
Las Palmas (ESP)

O irmão do zagueiro do Bayern de Munique sempre gostou do rótulo de bad boy que carrega desde o início da carreira e faz de tudo para preservá-lo. Em 2014, quando defendia o Schalke 04, Boateng foi flagrado bebendo cerveja, fumando um cigarro e mexendo no celular no vestiário, enquanto esperava ser chamado para o exame antidoping. O episódio provocou a demissão do médico que lhe deu aval para agir assim.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por onde andam os jogadores da França que calou o Brasil na Copa de 1998?
Messi abre vantagem recorde e encaminha tetra da Chuteira de Ouro
Filho de pastor, ala do Chelsea teve pais mortos por perseguição religiosa
Quem é a modelo que acusa Cristiano Ronaldo de usar enchimento na cueca?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.