Topo

Rafael Reis

Goleador das eliminatórias é homem de um time só e carrega legado familiar

Rafael Reis

28/03/2017 04h00

Para o artilheiro das eliminatórias da Copa do Mundo-2018, jogar futebol é uma tradição de família.

Autor de 15 gols nas primeiras 14 partidas da seleção dos Emirados Árabes Unidos no qualificatório para o Mundial da Rússia, o atacante Ahmed Khalil, 25, é o sexto filho de Khalil Sebait, um ex-jogador que fez a carreira no Kuwait, a se dedicar ao futebol profissional.

Todos eles defenderam o Al-Ahli. Mas, hoje em dia, apenas Ahmed continua por lá. O time de Dubai, aliás, é o único que o goleador das eliminatórias defendeu ao longo de sua trajetória no esporte.

O caçula dos irmãos Khalil é considerado um fenômeno no Oriente Médio. Ainda adolescente, conquistou vários prêmios de "maior promessa do futebol árabe" e chegou a ser eleito o melhor jogador jovem da Ásia.

Em 2009, o hoje camisa 11 dos Emirados Árabes fez sucesso no Mundial sub-20. Apesar de ter apenas 18 anos, destacou-se na competição e conseguiu levar sua equipe até as quartas de final.

No mesmo ano, Khalil marcou o primeiro dos 49 gols que já anotou pela seleção principal. O atacante está a apenas três balançadas de rede de se tornar o maior goleador da história dos Emirados Árabes. E, vale lembrar, ele tem apenas 25 anos.

O recorde atual pertence a Adnan Al Talyani, que vestiu a camisa da equipe árabe, por 14 anos, entre 1983 e 1997, disputou a Copa do Mundo de 1990 e comemorou 52 gols.

O Mundial da Itália, aliás, foi a única participação dos EAU na principal competição de futebol do planeta. E, apesar do sucesso de Khalil nas eliminatórias, é bem provável que continue sendo.

A seleção dos Emirados entrou na sétima das dez rodadas da fase final do qualificatório asiático na quarta colocação do Grupo B, com quatro pontos de desvantagem para Arábia Saudita (do outro artilheiro da competição, Mohammad Al-Sahlawi) e Japão, os times da chave que estão na zona de classificação para o Mundial –o terceiro colocado de cada grupo ainda disputa uma repescagem.


Mais de Cidadãos do Mundo

Perdoado no doping, ele trocou as drogas pela seleção inglesa em 2 anos
Medo de Trump faz norte-americano recusar convocação da seleção do Iraque
5 destaques das eliminatórias sul-americanas para seu time contratar
Por onde andam os jogadores da Itália tetracampeã mundial em 2006?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.