Topo

Rafael Reis

Por onde andam os jogadores da Itália tetracampeã mundial em 2006?

Rafael Reis

23/03/2017 04h30

Um goleiro quase intransponível, uma defesa de causar inveja aos adversários, um meio-campista talentoso, vários jogadores de qualidade técnica duvidosa e um centroavante caneludo, mas especialista na arte de empurrar a bola para as redes.

Foi com a receita de quase todos os times vencedores de sua história que a Itália conquistou em 2006 seu quarto título mundial.

A final daquela Copa, vencida nos pênaltis contra a França, teve uma cena épica, daquelas capazes de entrar para os anais do futebol: a cabeçada dada por Zidane, no último jogo de sua carreira, bem no peito de Materazzi.

Onze anos depois, o que andam fazendo os protagonistas do último título mundial conquistado pela Itália? É isso que mostramos logo abaixo.

POR ONDE ANDA – ITÁLIA DE 2006?

Gianluigi Buffon (39 anos) – O goleiro já tinha 28 anos quando disputou a terceira Copa do Mundo de sua carreira. Desde então, participou de mais dois Mundiais (2010 e 2014), fez história na Juventus e se manteve como um dos maiores nomes da sua posição no planeta. Prestes a se tornar quarentão, Buffon é hoje o capitão da seleção italiana e quer ir à Rússia-2018 antes de se aposentar.

Gianluca Zambrottra (40 anos) – O ex-lateral de Juventus, Barcelona e Milan se aposentou há três anos no Chiasso, time da segunda divisão suíça, onde também iniciou a carreira de técnico. No ano passado, dirigiu o Dehli Dynamos na Superliga Indiana. Zambrotta também é presidente de honra do Como, clube da Série B italiana que o revelou para o futebol.

Fabio Cannavaro (43 anos) – O capitão da Itália de 2006 e melhor jogador do mundo naquele ano é mais um que investe na carreira de treinador. O ex-zagueiro está à frente desde o ano passado do Tianjin Quanjian, atual campeão da segunda divisão chinesa e que conta nesta temporada com os brasileiros Geuvânio, Alexandre Pato e Júnior Moraes.

Marco Materazzi (43 anos) – O pivô da expulsão de Zidane na final da Copa prolongou bastante sua carreira. Em 2015, aos 42 anos, ele ainda dava seus carrinhos na Superliga Indiana. Já na última temporada, Materazzi preferiu se dedicar apenas ao banco de reservas do Chennaiyin. A estratégia não deu certo. No final do ano, o clube anunciou que o técnico italiano não retornará em 2017.

Fabio Grosso (39 anos) – O lateral esquerdo, que trocou o Palermo pela Inter de Milão depois da Copa, trabalha desde 2013 nas categorias de base da Juventus, clube pelo qual se aposentou um ano antes. Atualmente, Grosso é o técnico da categoria primavera, a última antes do time profissional da multicampeã italiana.

Mauro Camoranesi (40 anos) – O argentino naturalizado italiano ainda retornou para casa e atuou por três temporadas na América do Sul até a aposentadoria, em 2014. Atualmente desempregado, já comandou dois clubes pequenos do futebol mexicano, além do Tigre, da Argentina.

Gennaro Gattuso (39 anos) – O maior símbolo de raça da seleção italiana tetracampeã mundial foi vice da terceira divisão italiana como técnico do Pisa na temporada passada. Já na atual, tem conseguido, com muito sofrimento, manter o clube fora da zona de rebaixamento na Série B.

Andrea Pirlo (37 anos) – Maestro da seleção italiana por mais de uma década, o volante deixou de ser convocado em 2015, mas segue na ativa. Há dois anos, deixou a Juventus para defender o New York City e ser uma das estrelas do soccer norte-americano. Deve deixar os gramados em dezembro, quando termina seu contrato.

Simone Perrotta (39 anos) – Um dos nomes mais questionáveis da equipe italiana que foi titular na Alemanha, o meia nascido na Inglaterra abondou o futebol profissional em 2013, quando já era uma figura de importância reduzida no elenco da Roma.

Francesco Totti (40 anos) – Um dos maiores ídolos (se não o maior) da história da Roma, o atacante pouco joga, mas ainda é aclamado pela torcida do clube da capital italiana cada vez que entra em campo. A aposentadoria está marcada para o fim da temporada. Pela seleção, já não joga desde a Copa-2006.

Luca Toni (39 anos) – O centroavante trombador conseguiu uma proeza histórica: ser artilheiro do Campeonato Italiano em 2015, na penúltima temporada de sua carreira, atuando pelo pequeno Hellas Verona. Foi nesse clube que pendurou as chuteiras, um ano depois.

Daniele de Rossi (33 anos) – Caçula do elenco italiano na Alemanha, o volante que entrou no segundo tempo da decisão também já está na reta final da carreira. De Rossi já perdeu o posto de titular absoluto da Roma e ficou no banco nas últimas rodadas da Série A.

Vincenzo Iaquinta (37 anos) – Outro reserva que foi aproveitado na final contra a França, o ex-atacante da Juventus deixou o futebol profissional há quatro anos. O nome de Iaquinta voltou aos noticiários nos últimos dias devido a problemas judiciais dele e de seu pai na Itália.

Alessandro Del Piero (42 anos) – Um dos nomes mais talentosos daquela Itália, o camisa 7 defendeu a Juventus até os 37 anos e ainda jogou na Austrália e na Índia, além de ter sido especulado para defender o Palmeiras, até por um ponto final da carreira, no final de 2014.

Marcello Lippi (68 anos) – Deixou o comando da seleção italiana logo após o tetra, mas retornou dois anos depois e dirigiu a equipe na Copa do Mundo-2010. Passou também pelo Guangzhou Evergrande, hoje nas mãos de Luiz Felipe Scolari, até ser contratado no ano passado para tentar levar a China ao Mundial da Rússia.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por onde andam os jogadores do Tolima, algoz do Corinthians em 2011?
Revelações: 7 garotos que conquistaram o futebol europeu nesta temporada
Por onde andam os jogadores do Atlético Nacional campeão da Libertadores?
Motor do Real, Modric passou a infância em hotel para refugiados de guerra

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.