Topo

Rafael Reis

Cinco ex-jogadores famosos que viraram técnicos de times nanicos

Rafael Reis

19/02/2017 04h00

Eles foram grandes jogadores, vestiram as camisas dos clubes mais importantes do futebol mundial e conquistaram os títulos que todo atleta sonha. Mas, desde que deixaram os gramados, andam meio distantes dos holofotes.

Isso porque não têm conseguido repetir na nova carreira que escolheram, a de treinador, o mesmo sucesso dos tempos em que eles próprios tinham de balançar as redes e desarmar os adversários.

Conheça abaixo cinco ex-jogadores da elite do futebol mundial que hoje dirigem times pequenos, que, em sua maioria, nem disputam competições de primeira divisão.

GENNARO GATTUSO
39 anos
Itália
Ex-jogador do Milan (ITA)

Campeão mundial com a seleção italiana em 2006 e símbolo de virilidade e determinação no meio-campo do Milan na década de 2000, o ex-volante abandonou os gramados em 2013 e dirige o Pisa há dois anos. Na primeira temporada, conseguiu fazer o clube subir da terceira para a segunda divisão da Itália. Mas, na Série B, a tarefa tem sido bem mais complicada. A equipe de Gattuso está na parte de baixo da tabela e corre sério risco de rebaixamento.

JAAP STAM
44 anos
Holanda
Ex-jogador de Milan (ITA) e Manchester United (ING)

Zagueiro de muito vigor físico, construiu uma carreira de sucesso na Inglaterra e na Itália entre o fim da década de 1990 e o começo dos anos 2000. Passou cinco anos trabalhando como assistente no Zwolle e no Ajax e se preparando para o primeiro voo solo como técnico, que veio em 2016, quando assinou com o Reading, da segunda divisão da Inglaterra. E a experiência tem sido boa: o time de Stam foi até as oitavas de final da Copa da Liga Inglesa (perdeu para o Arsenal) e está na briga pelo acesso à Premier League.

FERNANDO HIERRO
48 anos
Espanha
Ex-jogador do Real Madrid (ESP)

Autor de 102 gols em 439 partidas pelo Real Madrid, uma marca incrível para um jogador que se alternava entre zagueiro e volante, Hierro fez sucesso como dirigente da seleção espanhola durante o período mais vitorioso de sua história, entre 2007 e 2011. Mas o ex-atleta não aguentou ficar muito tempo longe dos campos. Após um ano como assistente de Carlo Ancelotti no Real Madrid, resolveu virar técnico. O Oviedo, sexto colocado da segunda divisão da Espanha, é a sua primeira experiência na nova função.

COSTINHA
42 anos
Portugal
Ex-jogador de Porto (POR) e Atlético de Madri (ESP)

Homem de confiança de Luiz Felipe Scolari durante sua passagem pela seleção portuguesa, o ex-volante está em sua terceira experiência no banco de reservas. Depois de curtas passagens por Beira-Mar e Paços de Ferreira, Costinha ficou três anos desempregado até ser convidado para comandar o Acadêmica na segunda divisão portuguesa nesta temporada. Apesar de realizar um bom trabalho e estar na parte de cima da classificação, o ex-jogador não deve conseguir o acesso para a elite.

RÚBEN BARAJA
41 anos
Espanha
Ex-jogador do Valencia (ESP)

Um dos símbolos da fase de ouro do Valencia, que foi duas vezes campeão espanhol e vice da Champions no início dos anos 2000, o ex-meia da seleção espanhola estreou como treinador em 2015, à frente do Elche. Atualmente, faz uma campanha desastrosa no Rayo Vallecano. Apesar de ter em mãos um time que disputou a primeira divisão espanhola na temporada anterior, Baraja está à beira do rebaixamento para o terceiro escalão do futebol da Espanha com o Rayo.


Mais de Cidadãos do Mundo

"Ano de ouro" faz Cavani assumir artilharia da Europa
Sensação da Europa, técnico do Chelsea já foi suspenso por fraude em placar
Reforço de peso do Palmeiras, Borja acumula fiascos longe da Colômbia
Aubameyang encerra jejum e volta à liderança isolada da Chuteira de Ouro

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.