Topo

Rafael Reis

Aubameyang encerra jejum e volta à liderança isolada da Chuteira de Ouro

Rafael Reis

07/02/2017 13h00

Após quase dois meses de jejum, o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang voltou a balançar as redes pelo Borussia Dortmund. E, de quebra, recuperou a liderança isolada da Chuteira de Ouro.

O gol marcado contra RB Leipzig, no sábado, valeu a vitória da equipe aurinegra na 19ª rodada do Campeonato Alemão, e a primeira colocação no prêmio concedido ao maior artilheiro das ligas nacionais europeias na temporada.

Aubameyang

Autor de 17 gols na Bundesliga, Aubameyang soma agora 34 pontos, só um a mais do que o uruguaio Edinson Cavani, do Paris Saint-Germain, novo vice-líder do ranking.

O atacante do Dortmund não marcava pelo clube desde o dia 16 de dezembro do ano passado. No total, foram três rodadas do Alemão sem que ele deixasse sua marca. Duas com ele em campo, e uma como desfalque devido à Copa Africana de Nações.

A novidade desta parcial Chuteira de Ouro é a presença dos belgas Romelu Lukaku (Everton) e Dries Mertens (Napoli) no top 10. Os dois, que andavam longe dos líderes, entraram na briga pelo prêmio após marcarem quatro gols cada na rodada do fim de semana.

Os artilheiros dos campeonatos Inglês e Italiano, respectivamente, tem 32 pontos. Ou seja, basta marcarem mais uma vez para igualarem a pontuação de Aubameyang.

O atual vencedor da Chuteira de Ouro é Luis Suárez, do Barcelona, que somou 80 pontos (40 gols) na última temporada. Na atual, tem 32 pontos e ocupa a terceira colocação.

O argentino Lionel Messi, que já ganhou três vezes o prêmio, é o quarto. Eleito o melhor jogador do planeta em 2016, o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, aparece apenas em 21º.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial do prêmio

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Pierre-Emerick Aubameyang (GAB, Borussia Dortmund) – 34 pontos (17 gols)
2º – Edinson Cavani (URU, Paris Saint-Germain) – 33 pontos (22 gols)
3º – Luis Suárez (URU, Barcelona) – 32 pontos (16 gols)
4º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 32 pontos (16 gols)
5º – Bas Dost (HOL, Sporting) – 32 pontos (16 gols)
6º – Romelu Lukaku (BEL, Everton) – 32 pontos (16 gols)
7º – Dries Mertens (BEL, Napoli) – 32 pontos (16 gols)
8º – Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 30 pontos (15 gols)
9º – Andrea Belotti (ITA, Torino) – 30 pontos (15 gols)
10º – Anthony Modeste (FRA, Colônia) – 30 pontos (15 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

Mais goleador que Neymar, turco do Barça teve gripe suína e doença cardíaca
Pago pela Coca e erro de cartório: 6 histórias de Kazim, o turco corintiano
Suárez e zebra holandesa alcançam Auba e dividem ponta da Chuteira de Ouro
Como um jogador chinês "meia boca" fez história por custar R$ 68 milhões

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.