Topo

Rafael Reis

Mais goleador que Neymar, turco do Barça teve gripe suína e doença cardíaca

Rafael Reis

07/02/2017 04h00

Provável substituto de Neymar na escalação do Barcelona nesta terça-feira, contra o Atlético de Madri, na partida de volta das semifinais da Copa do Rei, Arda Turan, 30, já passou por diversos apuros de saúde ao longo da vida.

O meia-atacante turco já sofreu um colapso cardíaco, teve gripe suína e escapou ileso de um grave acidente automobilístico.

Turan

O primeiro problema que poderia ter custado sua vida foi detectado nove anos atrás, quando ele ainda defendia o Galatasaray.

Durante uma partida contra o Istambul Basaksehir, pelo Campeonato Turco, Turan passou mal e precisou ser levado para o hospital. O diagnóstico foi uma arritmia cardíaca, uma disfunção na velocidade ou ritmo dos batimentos do coração que pode levar à morte.

No ano seguinte, o turco enfrentou mais um grave problema de saúde. Ele foi contaminado na pandemia do vírus H1N1, chamado popularmente "gripe suína" e que na época provocava um pânico de proporções globais.

Turan se recuperou rapidamente da doença. Como contraiu o vírus durante uma Data Fifa, não chegou a desfalcar o Galatarasaray em uma única partida.

Ainda em 2009, dois anos antes de trocar o futebol turco pelo Atlético de Madri e começar a construir sua fama internacional, o meia-atacante teve o terceiro momento que poderia ter abreviado sua vida.

O hoje camisa 7 do Barcelona se envolveu em um grave acidente de carro ao dirigir em alta velocidade pelas ruas de Istambul. O automóvel, uma de suas paixões, ficou destruído, mas o jogador nada sofreu.

Apesar de ser reserva do clube catalão desde sua contratação, em julho de 2015, Turan é o terceiro principal artilheiro do Barça na temporada. O turco já marcou 13 gols em 2016/17, menos apenas que Messi (31) e Suárez (22).

Neymar, a quem ele deve substituir na partida de hoje, só marcou nove vezes desde as férias do meio do ano passado. O brasileiro não enfrenta o Atlético porque recebeu seu terceiro cartão amarelo no confronto de ida, na semana passada.

Após vencer por 2 a 1 em Madri, o Barcelona pode até ser derrotado por 1 a 0 no Camp Nou que será um dos finalistas da Copa do Rei. Caso o Atlético vença por 2 a 1, a decisão da vaga irá para a prorrogação.


Mais de Cidadãos do Mundo

Pago pela Coca e erro de cartório: 6 histórias de Kazim, o turco corintiano
Suárez e zebra holandesa alcançam Auba e dividem ponta da Chuteira de Ouro
Como um jogador chinês "meia boca" fez história por custar R$ 68 milhões
Abuso sexual, álcool e agressão: conheça o bad boy da Copa Africana

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.