Topo

Rafael Reis

Para robô, Felipe Anderson é o melhor jogador do Italiano

Rafael Reis

10/02/2017 06h00

Quem é o melhor jogador do Campeonato Italiano? Gonzalo Higuaín, Paulo Dybala, Miralem Pjanic ou algum outro destaque da Juventus? Edin Dezko, o artilheiro da competição pela Roma? Andrea Belotti, a revelação do Torino?

Que nada, para os robôs do "WhoScored?", ninguém tem jogado mais bola no Calcio que um velho conhecido do torcedor santista.

Lazio

Cria das categorias de base da Vila Belmiro, o meia Felipe Anderson é o melhor jogador desta temporada na Itália. Pelo menos, é o que dizem os algoritmos do site especializado nas estatísticas do futebol.

O camisa 10 da Lazio possui a avaliação mais alta entre todos os atletas que já foram a campo na primeira divisão italiana em 2016/17. Segundo o "WhoScored?", a nota média de suas atuações é 7,842.

Felipe Anderson está à frente de Dzeko, segundo colocado no ranking dos melhores do Italiano, por menos de um palmo. O centroavante bósnio da Roma, artilheiro do campeonato, com 17 gols, tem nota 7,841.

Essas notas não têm intervenção humana. Elas são dadas pelo próprio sistema do site e são baseadas nas mais diferentes estatísticas do jogo. Gols, assistências, dribles, acerto de passes e até carrinhos são algumas delas.

Aos 23 anos, Felipe Anderson vive a melhor das suas quatro temporadas com a camisa da Lazio. Até então, sua média mais alta no "WhoScored?" era 7,47, marca alcançada em 2014/15.

O brasileiro se destaca principalmente no quesito assistências. Já foram oito passes para seus companheiros balançarem as redes na atual edição do Italiano. Apenas o espanhol José Callejón, do Napoli, criou mais jogadas que terminaram em gol: nove.

É graças principalmente a Felipe Anderson que a Lazio pode sonhar com a classificação para a Liga dos Campeões.

O time da capital, que não disputa a fase de grupos da Champions há uma década, ocupa a quarta colocação no Italiano e está a cinco pontos do Napoli, equipe que hoje ficaria com a última vaga para a principal competição europeia.

O bom futebol de Felipe Anderson fez com que seu nome voltasse a ser cogitado pelos grandes clubes do planeta. Na última janela de transferências, em janeiro, o jogador foi alvo de rumores que o ligavam a Manchester United e Chelsea. Mas, pelo menos até o fim da temporada, ele seguirá na Lazio.

O meia não é o único brasileiro de destaque no futebol italiano, de acordo com os algoritmos do "WhoScored?". O lateral esquerdo Alex Sandro, seu ex-companheiro de Santos e hoje na Juventus, aparece na terceira colocação no ranking, com nota 7,63.

Emerson Palmieri, da Roma, outro lateral esquerdo revelado na Vila, é o 13º, com 7,44.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Já pode assinar: 6 reforços para seu time trazer de graça em julho
– Arrependido, Tardelli adia volta ao Brasil e fala em novo contrato na China
– Piadas, selfies e escudo para telemarketing: como é ser xará de Neymar?
– Brasil tem 2 dos 20 jogadores mais caros da janela europeia; veja lista

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.