Topo

Rafael Reis

Arrependido, Tardelli adia volta ao Brasil e fala em novo contrato na China

Rafael Reis

06/02/2017 04h00

Desejado pelos torcedores do Atlético-MG e "namorado" por Flamengo e Palmeiras no fim do ano passado, Diego Tardelli, 31, não pensa mais em retornar ao futebol brasileiro… pelo menos, não agora.

O atacante, que chegou a pedir ao Shandong Luneng para voltar para casa no meio de 2016 e acabou sendo afastado por um semestre por causa disso, agora já fala em ficar no clube chinês por mais tempo do que os dois anos que lhe restam por lá.

Diego Tardelli

"Estou pensando em renovar contrato. Não penso em voltar para o Brasil tão cedo. Gosto daqui, a cidade é boa, quero ficar", afirmou, por telefone.

Segundo a Tardelli, a decisão de pedir para ser negociado foi um "branco" do qual ele se arrepende e que acabou lhe prejudicando bastante.

Ciente de que seu principal atacante não queria permanecer na Ásia, o Shandong foi ao mercado, contratou dois novos homens de frente (o italiano Graziano Pellè e o senegalês Papiss Demba Cissé), preencheu todas sua cota de estrangeiros e não inscreveu o brasileiro no segundo turno do Campeonato Chinês.

O resultado disso é que Tardelli não disputa uma partida oficial desde julho do ano passado (o período inclui o tempo de afastamento e as férias). Foram meses e mais meses apenas treinando e vendo seus companheiros de time irem a campo.

"A culpa foi toda minha. Eu estava bem naquele momento, mas… Sou meio de tomar atitudes sem pensar. Acabei me arrependendo bastante. Jamais faria isso de novo."

Após uma conversa com o técnico Felix Magath, o brasileiro foi reintegrado ao elenco do Shandong e deve ser inscrito normalmente na próxima edição do Chinês, que começa em março.

E a motivação para continuar no Oriente, longe de boa parte da família e dos amigos, vem da transformação da China em uma importante vitrine que ele julga que pode colocá-lo de volta na seleção.

"Já ouvi comentários de que o Tite olha com carinho para mim. Sempre tive muita vontade de trabalhar com ele. O que eu preciso é jogar. É bom para mim que o Gil, o Renato Augusto e Paulinho [que jogam na China] continuem na seleção, assim os olhares estarão voltados para cá."

Mas apesar de ainda prever uma longa vida na China antes de retornar para casa, Tardelli não abandona um velho hábito que o mantém bastante ligado ao Brasil.

"Assisto a quase todos os jogos do Atlético. É um pouco complicado porque acaba sendo de madrugada aqui, mas sempre dá que eu acompanho. Não escondo de ninguém que quero voltar a jogar no Atlético. Mas acho que ainda tenho mais uns cinco anos para queimar antes de aposentar."


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Piadas, selfies e escudo para telemarketing: como é ser xará de Neymar?
– Brasil tem 2 dos 20 jogadores mais caros da janela europeia; veja lista
Fora até do banco, Ganso vira última opção no elenco do Sevilla
– 10 brasileiros que são as vendas mais caras da história de clubes europeus

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.