Como Douglas superou as piadas para virar peça importante de time espanhol
Só nos últimos 30 dias, Douglas ficou em campo por um período semelhante ao do seus dois primeiros anos no futebol europeu.
Tratado como piada por torcedores e pela imprensa do Barcelona, clube que defendeu de 2014 ao primeiro semestre deste ano, o lateral direito brasileiro foi emprestado no início da temporada ao Sporting Gijón para voltar a ter uma rotina normal de jogador de futebol.
E, após dois meses e meio praticamente esquecido no elenco do pequeno time espanhol, enfim, conseguiu atingir esse objetivo.
O ex-jogador do São Paulo, que só tinha disputado duas partidas pelo Sporting até meados de novembro, agora é dono da lateral direita e um dos destaques da equipe asturiana.
Já são quatro rodadas consecutivas de titularidade no Campeonato Espanhol, com direito a seu primeiro gol desde que deixou o futebol brasileiro (contra o Osasuna), a primeira vitória do clube desde sua chegada.
Desde que foi escalado no jogo contra a Real Sociedad, no dia 20 novembro, ele já ficou 366 minutos em campo. Durante os dois anos em que vestiu a camisa do Barcelona, ele atuou por apenas 378 minutos.
A transformação de Douglas em titular do Sporting está ligada a uma mudança tática efetuada pelo técnico Abelardo. O brasileiro ganhou espaço no time depois que o ex-zagueiro do Barcelona resolveu abandonar o 4-4-2 para armar sua equipe com uma linha de cinco defensores.
Com um homem na defesa, os laterais ganharam liberdade para atacar e passaram a funcionar como alas quando o time tem a posse de bola. Cenário ideal para um jogador com as características de Douglas, que é bom ofensivamente, mas tem sérias dificuldades na marcação.
Além de compor o lado direito, o brasileiro tem aval do treinador para rodar pelo campo. Não é raro nas partidas do Sporting vê-lo puxando um contra-ataque pela esquerda ou mesmo aparecendo como elemento surpresa pela faixa central.
"Douglas foi muito bem. Sofreu para alcançar a melhor forma física, mas já está recuperado", afirmou Abelardo.
O treinador foi o fiador da contratação do brasileiro. Ainda em agosto, quando questionado sobre a razão de querer em seu elenco um jogador que era tratado como piada na Espanha, fez questão de falar que o lateral era um "grandíssimo" reforço para o Sporting.
Um reforço que demorou para começar a dar resultado, mas que goza agora de total confiança de Abelardo para tentar ajudar o Sporting a sair da zona de rebaixamento (é o 18º colocado, com 12 pontos).
Mais de Brasileiros pelo Mundo
– Brasil vive seca de gols na Champions e tem pior fase de grupos em 14 anos
– Mundial de Clubes tem 10 jogadores brasileiros; conheça cada um deles
– Que clube brasileiro revelou mais jogadores para a Champions? Veja ranking
– 5 jogadores que podem voltar da China para reforçar seu time em 2017
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.