Topo

Rafael Reis

Índia, EUA e Barcelona: onde estão os gringos que passaram pelo Corinthians

Rafael Reis

10/11/2016 06h10

A série "Por onde andam 5 estrangeiros inesquecíveis" mostra os paradeiros dos gringos que, para o bem ou para o mal, destacaram-se nos últimos anos vestindo as camisas dos 12 maiores clubes do Brasil.

No segundo episódio, listamos 5 nomes nascidos fora do Brasil que estão na história do Corinthians e continuam em atividade. Na sexta-feira, é a vez do São Paulo.

MATÍAS DEFEDERICO
Meia
Argentino
27 anos
No Corinthians: de 2009 a 2013
Mumbai City (IND)
Defederico
Uma das grandes decepções da história recente corintiana, o meia que foi contratado como promessa de craque, pouco fez no Brasil e rodou por tudo quanto é canto nos últimos anos: Argentina, Chile, Turquia, Emirados Árabes. Agora, atua no vice-líder da Superliga Indiana, aquela que é maldosamente chamada de "liga dos aposentados" devido à idade elevada dos seus jogadores mais conhecidos.

CARLOS TEVEZ
Atacante
Argentino
32 anos
No Corinthians: de 2005 a 2006
Boca Juniors (ARG)
Tevez
O principal jogador do título brasileiro de 2005 conquistado pelo Corinthians retornou no ano passado ao Boca Juniors, time onde iniciou a carreira, depois de fazer sucesso na Inglaterra e na Itália. Mas o atacante não conseguiu encontrar a paz que buscava na Argentina, apesar da conquista do título nacional de 2015. Enfrentando críticas em sua terra natal, principalmente da imprensa, já falou mais de uma vez em aposentadoria.

STIVEN MENDOZA
Atacante
Colombiano
24 anos
No Corinthians: desde 2015 (está emprestado)
New York City (EUA)
Mendoza
Contratado para compor o elenco do Corinthians no ano passado, ainda possui vínculo com o clube paulista e se especializou em ser emprestado para mercados um tanto quanto alternativos. Em 2015, Mendoza foi campeão e eleito o melhor jogador da Superliga Indiana pelo Chennaiyin. Agora, é companheiro dos astros Frank Lampard, Andrea Pirlo e David Villa no New York City, filial do Manchester City que disputa a MLS.

JAVIER MASCHERANO
Zagueiro/Volante
Argentino
32 anos
No Corinthians: de 2005 a 2006
Barcelona (ESP)
Mascherano
Companheiro de Tevez na conquista do título brasileiro de 2005, é o estrangeiro que passou pelo futebol brasileiro que hoje está melhor posicionado no futebol mundial. Titular do Barcelona há sete temporadas, já ganhou quatro Espanhóis e duas Ligas dos Campeões pelo time catalão. É o vice-capitão da Argentina, seleção pela qual foi segundo colocado na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

JOHNNY HERRERA
Goleiro
Chileno
35 anos
No Corinthians: 2006
Universidad de Chile
Herrera
Os menos atentos talvez nem se lembrem de sua curta passagem pelo Corinthians, na qual foi reserva durante a maior parte do tempo. Mas, Johnny Herrera é dos jogadores mais famosos do futebol chileno. Capitão da Universidad de Chile, foi banco na Copa do Mundo-2014 e continua convocado para a seleção. Também tem fama de bad boy e já foi preso duas vezes por confusões no trânsito –em 2009, atropelou e matou uma jovem, e, em 2014, foi pego dirigindo sob efeito de álcool.


Mais de Cidadãos do Mundo

Emirados, Paraguai e Sérvia: onde estão gringos que passaram pelo Palmeiras
Messi é só o 24º na artilharia da temporada; CR7 está fora do top 30
Celebridade, Neuer já ganhou no "Show do Milhão" e fez filme da Disney
Novo prêmio de melhor do mundo pode se tornar concurso de fã-clubes

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.