Topo

Rafael Reis

Emirados, Paraguai e Sérvia: onde estão gringos que passaram pelo Palmeiras

Rafael Reis

09/11/2016 13h00

Por onde anda aquele estrangeiro que jogava no seu time e você adorava, a ponto de chamá-lo de craque? E aquele gringo que nem era tão bom assim, mas que conquistou a torcida graças ao carisma e à dedicação que mostrava em campo?

São essas perguntas que tentaremos responder a partir de hoje e pelas próximas quarto semanas.

A série "Por onde andam 5 estrangeiros inesquecíveis" vai mostrar os paradeiros dos gringos que, para o bem ou para o mal, destacaram-se nos últimos anos vestindo as camisas dos 12 maiores clubes do Brasil.

Para começar, vamos falar do atual líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras. Há até um estrangeiro com passagem recente pelo clube que agora defende um time que já venceu a Liga dos Campeões da Europa.

PABLO MOUCHE
Atacante
Argentino
29 anos
No Palmeiras: desde 2014 (está emprestado)
Estrela Vermelha (SER)
Mouche
Poucos torcedores que viram o argentino defender o Palmeiras na era Gareca poderiam imaginar que Mouche agora joga em um vencedor da Liga dos Campeões. Tudo bem que o Estrela Vermelha, da Sérvia, pouco lembra o supertime campeão europeu em 1991, mas sua história é digna de respeito. Emprestado pelo Palmeiras até junho de 2017, Mouche ainda não balançou as redes na antiga Iugoslávia.

ADALBERTO ROMÁN
Zagueiro
Paraguaio
29 anos
No Palmeiras: 2012
Libertad (PAR)
Roman
O zagueiro, que chegou ao Palmeiras para se livrar do trauma do rebaixamento do River Plate na Argentina, acabou ficando marcado no clube por ter participado diretamente do gol que decretou a queda alviverde para a Série B em 2012 –desviou o chute de Vágner Love no empate com o Flamengo. Atualmente, parece livre da maldição dos descensos e ajudou o Libertad a conquistar o título paraguaio no primeiro semestre.

JORGE VALDIVIA
Meia
Chileno
33 anos
No Palmeiras: entre 2006 e 2008 e de 2010 a 2015
Al-Wahda (EAU)
Valdivia
Um dos principais (e mais polêmicos) ídolos palmeirenses dos últimos tempos, o meia atua sem muito brilho em um time do meio da tabela dos Emirados Árabes Unidos e até hoje fala sobre a equipe alviverde em suas redes sociais. Aos 33 anos, ele voltou a ser convocado para a seleção chilena, mas acabou cortado da data Fifa de outubro. O motivo todo palmeirense imagina: uma contusão.

PABLO ARMERO
Lateral esquerdo
Colombiano
30 anos
No Palmeiras: entre 2009 e 2010
Udinese (ITA)
Armero
Todo palmeirense lembra bem do "Armeration", a maluca dança feita por Armero na comemoração dos seus gols pelo clube. A passagem pelo time paulista marcou o início da sólida carreira internacional do lateral esquerdo colombiano, que defendeu Udinese, Napoli, West Ham, Milan e chegou a ser especulado no Barcelona. De volta à Udinese desde o início do ano, tem sofrido com problemas físicos.

JOSÉ ORTIGOZA
Atacante
Paraguaio
29 anos
No Palmeiras: 2009
Cerro Porteño (PAR)
Ortigoza
Apelidado de "Coalhada" durante o período em que esteve no Brasil devido à semelhança física com um personagem criado pelo humorista Chico Anysio e mais querido pelo torcedor devido à garra do que pelas virtudes técnicas, Ortigoza chegou a enfrentar o Corinthians duas vezes na Libertadores deste ano. No Cerro Porteño, é um jogador importante, apesar de ficar no banco na maioria das partidas.


Mais de Cidadãos do Mundo

Messi é só o 24º na artilharia da temporada; CR7 está fora do top 30
Celebridade, Neuer já ganhou no "Show do Milhão" e fez filme da Disney
Novo prêmio de melhor do mundo pode se tornar concurso de fã-clubes
Algoz de Lewandowski, francês entra na briga por artilharia da Europa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.