Topo

Rafael Reis

Algoz de Lewandowski, francês entra na briga por artilharia da Europa

Rafael Reis

01/11/2016 07h55

Autor dos três gols da vitória por 3 a 0 do Colônia sobre o Hamburgo, no domingo, o francês Anthony Modeste, 28, é o primeiro jogador de uma grande liga a despontar como candidato à Chuteira de Ouro desta temporada.

Artilheiro do Campeonato Alemão, com 11 gols, quatro a mais que os astros Lewandowski (Bayern de Munique) e Aubameyang (Borussia Dortmund), o atacante já aparece na segunda colocação no ranking dos maiores artilheiros das ligas nacionais da Europa.

Modeste

Como a Bundesliga dá peso 2 para cada gol marcado, Modeste aprece com 22 pontos na lista e está atrás somente do russo Evgeni Kabaev, que já balançou as redes 23 vezes pelo Sillamae Kabaev, da Estônia, e tem um ponto a mais que o francês.

Além do goleador do Colônia, outros dois jogadores de campeonatos nacionais do primeiro escalão europeu (aqueles com peso 2) já aparecem no top 10 da Chuteira de Ouro.

O bósnio Edin Dzeko, artilheiro do Italiano pela Roma, é o quinto, com 20 pontos (10 gols), mesma pontuação do malinês Moussa Marega, do português Vitória de Guimarães, que aparece em sexto.

Nenhum jogador apto a defender a seleção brasileira aparece entre os primeiros 30 colocados do ranking. Diego Costa, do Chelsea, que nasceu no Brasil, mas joga pela Espanha, é o 16º, com 16 pontos.

O atual vencedor da Chuteira de Ouro é Luis Suárez, do Barcelona, que somou 80 pontos (40 gols) na última temporada e encerrou uma hegemonia de seis vitórias seguidas da dupla Messi-Cristiano Ronaldo –em 2014, o uruguaio havia empatado com o português.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial do prêmio.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Evgeni Kabaev (RUS, Sillamae Kalev) – 23 pontos (23 gols)
2º – Anthony Modeste (FRA, Colônia) – 22 pontos (11 gols)
3º – Gerard Gohou (CMF, Kairat Almaty) – 22 pontos (22 gols)
4º – Vitali Rodionov (BLR, Bate Borisov) – 21 pontos (14 gols)
5º – Edin Dzeko (BOS, Roma) – 20 pontos (10 gols)
6º – Moussa Marega (MAL, Vitória de Guimarães) – 20 pontos (10 gols)
7º – Vjatseslav Zahovaiko (EST, Flora Paide) – 19 pontos (19 gols)
8º – Christian Gytkjaer (DIN, Rosenborg) – 19 pontos (19 gols)
9º – Rauno Sappinen (FIN, Flora) – 18 pontos (18 gols)
10º – Azdren Llullaku (ALB, Gaz Metan) – 18 pontos (18 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

Estrela do Bayern, Alaba é filho de príncipe que virou DJ
Veterano de Belarus passa em branco, mas ainda lidera artilharia da Europa
Veteranos no "soccer": 7 medalhões brasileiros que jogam nos EUA
Na mira do Chelsea, sensação do Italiano pagou para jogar na 1ª divisão

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.