Topo

Rafael Reis

Para 10 ex-participantes de Copa do Mundo, Rússia-2018 já acabou

Rafael Reis

07/10/2016 06h00

Para dez seleções que participaram de edições anteriores da Copa do Mundo, o Mundial da Rússia já ficou no passado.

Apesar de faltar ainda um ano e oito meses para o pontapé inicial do principal torneio de futebol do planeta, Angola, Coreia do Norte, Canadá, Cuba, El Salvador, Haiti, Indonésia, Jamaica, Kuwait e Togo já não têm mais chances de classificação.

Jamaica

Essas dez ex-participantes da Copa foram eliminadas ainda nas fases preliminares do qualificatório para o Mundial -2018.

A queda de equipes asiáticas, africanas e da Concacaf (América do Norte e Central), dois anos antes da Copa do Mundo, se deve ao formato de disputa das eliminatórias dessas três confederações.

Os três qualificatórios já entraram em sua fase final.

Na Ásia, continuam na disputa apenas 12 das 46 equipes que iniciaram a disputa por uma viagem para Rússia. Coreia do Norte, que jogou as Copas de 1966 e 2010, Indonésia (1938, como Índias Holandesas) e Kuwait (1982) ficaram pelo caminho.

Já no continente africano, a briga pela classificação se restringe agora a 20 das 54 seleções. Togo (2006) e Angola (2006) caíram no mata-mata anterior à fase atual.

Mas o maior facão foi o que passou pela Concacaf. Só seis dos seus 35 países filiados ainda estão vivos nas eliminatórias. A etapa anterior, que contava com 12 times, derrubou Canadá (1986), El Salvador (1970 e 1982), Haiti (1974) e Jamaica (1998). Cuba (1938) foi eliminada ainda antes.

Enquanto isso, na América do Sul (Conmebol) e Europa, continentes que possuem eliminatórias disputadas em uma única fase, sem eliminação prematura de seleções, todas as equipes ainda têm chances de disputar o próximo Mundial.

Ao longo de 20 edições, 77 países diferentes já disputaram a Copa do Mundo. O Brasil é a única seleção que esteve presente em todos os campeonatos.


Mais de Seleções:

Como Felipão ajudou a formar seleção sensação das eliminatórias
– Maior tabu, Brasil não bate Colômbia nas eliminatórias desde Kaká e Ronaldo
5 seleções que podem surpreender nas eliminatórias europeias da Copa-2018
Por título inédito, Portugal rejuvenesce 2,5 anos em 18 dias

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.