Camisa 10 pela 1ª vez, Pato já supera atacantes escolhidos por Tite
Alexandre Pato até hoje não conseguiu convencer que é um atacante para a seleção brasileira. Mas, pelo menos no início da temporada 2016/17, tem balançado as redes em uma frequência maior do que os escolhidos por Tite.
O ex-jogador do São Paulo e do Corinthians, que agora defende o Villarreal e veste a camisa 10 pela primeira vez na carreira, supera em minutos necessários para anotar um gol três dos quatros homens de frente convocados para as partidas contra Bolívia e Venezuela, em outubro, pelas eliminatórias da Copa do Mundo-2018.
Com três gols em oito partidas com a camisa do Submarino Amarelo, Pato anota em média um gol a cada 180 minutos em campo na atual temporada.
A marca é ligeiramente melhor que a de Roberto Firmino (197 minutos), do Liverpool, e bate de longe o desempenho de Taison (444 minutos), que também atuam na Europa.
Gabriel Jesus, o atual centroavante titular da seleção, só vai para o Velho Continente no próximo ano, o que torna mais difícil a comparação. Mas, desde que voltou dos Jogos Olímpicos, jogou 472 minutos pelo Palmeiras e marcou apenas uma vez.
O único dos atacantes da seleção que tem números melhores que o paranaense na temporada é Neymar. O camisa 11 do Barcelona tem em média um gol a cada 135 minutos no gramado pela equipe espanhola.
Fracasso no Chelsea, onde participou de apenas duas partidas em um semestre e passou a ser tratado como uma das piores contratações da história do clube inglês, Pato se beneficiou das contusões de Soldado e Bakambu logo na chegada ao Villarreal.
Apesar do bom desempenho, o brasileiro não é titular absoluto do ataque da equipe espanhola e tem se revezado com o italiano Nicola Sansone na função.
Além dos três gols, o camisa 10 também já desperdiçou um pênalti, na vitória por 2 a 1 sobre a Real Sociedad, pelo Campeonato Espanhol.
Sua melhor atuação aconteceu na estreia da Liga Europa. Contra o Zurique, há duas semanas, Pato marcou um gol e deu uma assistência no triunfo por 2 a 1 do Villarreal.
Nesta quinta-feira, os espanhóis fazem sua segunda apresentação na competição europeia, contra o Steaua Bucareste, fora de casa. E Pato tem sido tratado pela imprensa romena como a estrela internacional que participará do confronto.
Mais de Brasileiros pelo Mundo
– Eles "brigavam" na base do Santos, mas hoje testam amizade na Champions
– Irmão de Zé Elias sofre para achar emprego após 4 anos "escondido" na Juve
– 5 grandes promessas do futebol brasileiro que foram parar na 2ª divisão
– Mais de 10% dos brasileiros da Champions escolheram defender outra seleção
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.