Topo

Rafael Reis

Irmão de Zé Elias sofre para achar emprego após 4 anos "escondido" na Juve

Rafael Reis

21/09/2016 06h00

Ao longo dos últimos quatro anos, o goleiro brasileiro Rubinho, 34, conquistou quatro títulos italianos, duas Copas Itália, duas Supercopas da Itália e foi vice da Liga dos Campeões da Europa. E, mesmo assim, sofre para encontrar um clube para defender.

Desempregado desde julho, o arqueiro revelado pelo Corinthians e que defendeu todas as seleções brasileiras de base credita a dificuldade em achar um novo time justamente à vitoriosa passagem pela Juventus.

Rubinho

"Os dirigentes e treinadores não levam em conta que você treinou durante esse tempo, só querem saber se você jogou. Treinei diariamente com os melhores jogadores da Itália por quatro anos, isso deveria ser levado em conta. Fiz uma escolha de ficar tanto tempo na Juve. Mas, no final, isso acabou me prejudicando", disse.

É que entre 2012 e 2016, período em que vestiu a camisa da maior campeã italiana, Rubinho praticamente não foi a campo. Ele só participou de duas partidas oficiais e atuou por apenas 47 minutos.

Terceiro goleiro, ele passou o restante do tempo treinando e esperando uma oportunidade que insistia em nunca chegar.

"Os dois últimos anos foram os mais difíceis porque eu não joguei nenhuma vez. Na última temporada, eu estava muito bem fisicamente e esperava jogar pelo menos o último jogo. Mas, estranhamente, não me colocaram nem por cinco minutos."

Apesar de dizer que não guarda mágoas da Juventus, Rubinho não consegue esconder que esperava mais reconhecimento do clube pelo menos na hora de avisá-lo que seu contrato não seria renovado para a atual temporada.

"Ninguém me informou de nada. Só deixaram acabar o contrato e me mandaram uma mensagem por telefone avisando que haviam feito uma homenagem para mim na página do clube. Não queria fogos de artifício, mas esperava que tivessem me avisado antes que eu pudesse correr atrás de algo."

Sem clube desde então, Rubinho chegou a conversar com o Spezia, da segunda divisão italiana, mas a negociação não evoluiu.

Agora, com o Campeonato Italiano já em andamento, aguarda a definição sobre o estado de saúde de um goleiro do Bologna para talvez conseguir um contrato com o clube e sair da inatividade.

"Na minha situação, a questão da grana vai pesar pouco. A vontade de jogar é muito grande. O que eu quero é trabalhar", completa.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

5 grandes promessas do futebol brasileiro que foram parar na 2ª divisão
Mais de 10% dos brasileiros da Champions escolheram defender outra seleção
– 5 ex-jogadores da seleção brasileira que hoje estão na 2ª divisão
– David Luiz passa Ronaldo e é o 2º brasileiro em vendas milionárias somadas

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.