Topo

Rafael Reis

5 brasileiros para acompanhar de perto na temporada europeia

Rafael Reis

23/08/2016 07h00

Se você estava com a atenção toda voltada para a Olimpíada do Rio-2016, saiba que a temporada 2016/17 do futebol europeu já começou.

Os campeonatos Francês, Inglês, Espanhol e Italiano já tiveram suas primeiras rodadas disputadas e a Liga dos Campeões está na sua última fase preliminar. Mas não se preocupe, ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo.

A nova temporada do futebol europeu está cheia de histórias que merecem ser contadas e jogadores que devem ser observados de perto.

Selecionamentos cinco atletas, todos brasileiros, que merecem esse acompanhamento do público ao longo dos próximos meses.

ALEXANDRE PATO
Atacante
26 anos
Villarreal (ESP)
Pato
Depois de passar um semestre em que praticamente não entrou em campo no Chelsea, o centroavante recebeu mais uma chance de atuar em uma das ligas mais importantes do futebol mundial ao assinar com o Villarreal. Apesar do fracasso na Inglaterra, Pato chegou com pompa na Espanha. Ganhou a camisa 10 e estreou balançando as redes –marcou na derrota por 2 a 1 para o Monaco, na semana passada, pela Liga dos Campeões.

GANSO
Meia
26 anos
Sevilla (ESP)
Ganso
Após mais de meia década de uma curiosidade geral de comentaristas e torcedores, enfim descobriremos se o futebol de Ganso conseguirá se encaixar no futebol europeu. O ex-meia de Santos e São Paulo foi contratado pelo Sevilla, time dirigido pelo badalado treinador argentino Jorge Sampaoli, ex-comandante do Chile. Por enquanto, o brasileiro é banco no atual tricampeão da Liga Europa.

ALLAN
Volante
25 anos
Napoli (ITA)
Allan
Coração do Napoli ao longo da temporada passada, o ex-volante do Vasco foi um dos destaques do Campeonato Italiano e virou opção real para o futuro da seleção brasileira. Resta saber agora se, atuando em um time mais enfraquecido depois da venda de Gonzalo Higuaín, Allan conseguirá manter o futebol de alto nível e se concretizar como um nome válido para o técnico Tite.

MARQUINHOS
Zagueiro
22 anos
Paris Saint-Germain (FRA)
Marquinhos
Medalha de ouro com a seleção na Olimpíada do Rio, de Janeiro o zagueiro ameaçou deixar o PSG por não ser titular da equipe. A chegada do técnico Unai Emery ao clube mais forte da França acalmou seus ânimos e o fez ficar. Agora, é hora de descobrir se o treinador espanhol lhe dará um lugar mesmo um lugar no time ou manterá David Luiz ao lado de Thiago Silva no miolo de zaga.

ALISSON
Goleiro
23 anos
Roma (ITA)
Alisson
Titular de Dunga na seleção, o goleiro gaúcho já teria normalmente sua vaga ameaçada com a mudança de treinador e a contratação de Tite para dirigir o Brasil. Recém-chegado à Roma, Alisson ficou em situação ainda mais complicada depois que o clube italiano decidiu exercer o direito de compra do polonês Szczesny e colocou os dois para disputar posição. O brasileiro foi titular na Liga dos Campeões, mas viu do banco a estreia no Italiano.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Brasil pode ter remanescentes do ouro, "gringos" e ex-Corinthians em Tóquio
– Astro maior, Neymar vale mais que 14 das 16 seleções dos Jogos Olímpicos
Ilsinho até estranha liberdade nos EUA: "aqui é outra qualidade de vida"
Copa Sul-Americana ajuda venezuelanos a driblar escassez de remédios
– Quem serão os campeões de 2016/17? Participe do "Bolão do Futebol Europeu"

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.