Topo

Rafael Reis

5 gringos que fizeram sucesso por aqui e ainda devem voltar ao Brasil

Rafael Reis

05/08/2016 07h00

Eles deixaram seus países de origem para se destacar no futebol brasileiro, viraram ídolos por aqui e depois rumaram para o exterior.

Atualmente, sem bilhar tanto quanto antes, topariam fácil um retorno para a terra pentacampeã mundial. Desde que muito bem pagos para isso.

Selecionamos cinco estrangeiros que fizeram pelo menos algum sucesso no futebol brasileiro ao longo dos últimos anos e que, mais cedo ou mais tarde, devem pintar por aqui mais uma vez.

ANDRÉS D'ALESSANDRO
Argentino
Meia
35 anos
River Plate (ARG)
D'Alessandro
O camisa 10 do Internacional entre 2008 e 2015, já tem data marcada para voltar ao futebol brasileiro. Emprestado ao River Plate até o fim do ano, o argentino deve vestir a camisa colorada novamente em 2017. Mesmo à distância, D'Alessandro continua participando da vida do clube gaúcho. Um exemplo: ele conversou com o atacante uruguaio Nico López, ex-Nacional, e o convenceu a se transferir para o Inter.

DARÍO CONCA
Argentino
Meia
33 anos
Shangai SIPG (CHN)
Conca
O campeão e melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2010 pelo Fluminense ganha uma fortuna na China, acabou de renovar seu contrato com o Shangai SIPG e não tem porque encerrar a carreira em outro lugar. Tudo isso é verdade, mas Conca sempre faz questão de ressaltar em entrevistas que adora o futebol brasileiro, deixando uma porta aberta para mais uma passagem por aqui.

EDUARDO VARGAS
Chileno
Atacante
26 anos
Hoffenheim (ALE)
Vargas
Campeão e artilheiro das duas últimas edições da Copa América, o atacante chileno não consegue repetir suas boas atuações pela seleção nos clubes que defende desde que deixou o Grêmio, em 2013. Desde então, Vargas passou sem brilho por Valencia, Queens Park Rangers e Hoffenheim, time onde está atualmente. Na última temporada alemã, marcou míseros dois gols em 24 partidas.

HERNÁN BARCOS
Argentino
Atacante
32 anos
Vélez Sarsfield (ARG)
Barcos
Escanteado pelo Sporting após ficar sem espaço no clube português, o ex-centroavante de Palmeiras e Grêmio acabou emprestado por um ano para o Vélez Sarsfield. Mas nesse meio tempo, chegou a receber sondagem do Botafogo. Nome que agrada ao torcedor, Barcos tem tudo para voltar a ser procurado por times brasileiros nas próximas aberturas de janelas de transferências.

PABLO ARMERO
Colombiano
Lateral esquerdo
29 anos
Udinese (ITA)
Armero
Teve uma excelente passagem pelo Palmeiras em 2009 e 2010 e uma aventura não muito feliz pelo Flamengo no ano passado. De volta à Udinese desde janeiro, permaneceu mais tempo sentado no banco de reservas ou no departamento médico do que propriamente em campo. Em janeiro, já poderá assinar um pré-contrato com outro clube. Não se surpreenda se for com um time brasileiro.


Mais de Cidadãos do Mundo

Sem juízo, astro de adversário do Brasil realizou sonho de imitar Higuita
Brasil ou África? Rival da estreia olímpica, gremista admite mudar de lado
5 garotos que ameaçam o inédito ouro olímpico do Brasil no futebol
40% dos jogadores da Rio-2016 já estrearam na seleção principal
Quem serão os campeões de 2016/17? Participe do "Bolão do Futebol Europeu"

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.