Topo

Rafael Reis

Brasil ou África? Rival da estreia olímpica, gremista admite mudar de lado

Rafael Reis

03/08/2016 06h00

Tyroane Sandows, 21, ainda não sabe qual hino nacional irá cantar na cerimônia da partida entre Brasil e África do Sul, nesta quinta-feira, na rodada de abertura do futebol nos Jogos Olímpicos.

O meia, que vestirá a camisa 8 dos Bafana Bafana na Rio-2016, viveu os primeiros 11 anos de sua vida em território africano. Mas também é um cidadão do Brasil, onde reside desde 2006.

"Sou 50% brasileiro e 50% sul-africano. Mas, na Olimpíada, serei 100% sul-africano", disse o jogador, que atualmente defende o Grêmio.

Ty Sandows

Ty, como costuma ser chamado, veio ao Brasil graças a uma parceria entre o São Paulo e um projeto social chamado "Shona Khona" (algo como "Busque seu Sonho"). Ao chegar aqui, acabou chamando a atenção dos treinadores da base do clube paulista e passou a treinar em Cotia.

O sul-africano ficou no clube do Morumbi até 2014, quando se transferiu para o Grêmio e começou a ganhar destaque internacionalmente.

Um ano depois, foi convocado para a Copa das Nações Africanas sub-20. E, agora, veio o convite olímpico.

"É uma honra representar meu país, principalmente em um torneio olímpico e sendo aqui em um país que me acolheu tão bem. Tudo isso torna ainda mais especial essa oportunidade", afirmou.

Sobre a estreia olímpica, Ty admite que tem dado alguns conselhos para o técnico Owen da Gama e o restante do elenco da Áfica do Sul. Apesar de ainda não ter estreado como profissional no Grêmio, o meia treina ao lado de dois jogadores da seleção sub-23 do Brasil, o volante Walace e o atacante Luan.

"Tenho dado alguns toques, sim, mas nada que a maioria não saiba. O Brasil é um time de muita tradição, que toca muito bem a bola e possui grandes talentos individuais que podem desequilibrar a qualquer momento", analisa.

Mas Ty ainda considera a possibilidade de deixar de ser um espião sul-africano em território brasileiro para virar aliado dos companheiros de Grêmio também na seleção.

Ty 2

Naturalizado brasileiro desde março o meia admite que jogar pela África do Sul não é uma escolha definitiva e que adoraria trocar de camisa amarela e jogar pela equipe pentacampeã mundial.

"O futuro pertence a Deus. Se abrir para mim a porta da seleção brasileira, ficarei muito feliz. Mas se eu for para a África do Sul, ficarei feliz igualmente."

Ah, e sobre o hino na partida desta quinta, em Brasília? "Sei cantar os dois, mas ainda não pensei sobre isso. Só saberei no dia do jogo mesmo."


Mais de Cidadãos do Mundo

5 garotos que ameaçam o inédito ouro olímpico do Brasil no futebol
40% dos jogadores da Rio-2016 já estrearam na seleção principal
Vilão em 1996, Kanu passou por cirurgias cardíacas e brilhou em time falido
Futebol da Rio-2016 tem até jogador desempregado. E ele é "herdeiro" de CR7
Quem serão os campeões de 2016/17? Participe do "Bolão do Futebol Europeu"

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.