Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

Reforço do São Paulo já foi melhor da Liga Europa, mas não joga há 7 meses

Rafael Reis

19/07/2016 06h00

Novo reforço da defesa do São Paulo, o zagueiro Douglas, 26, foi um dos zagueiros de maior destaque do futebol europeu na temporada 2014/15, mas está sem disputar uma partida oficial há sete meses.

O jogador, que defende o Dnipro há três anos e meio, não joga desde a paralisação de inverno do Campeonato Ucraniano, em dezembro, devido a uma lesão no joelho direito.

Revelado pelo Juventude, o defensor se destacou pelo Vasco, time onde atuou por três anos e conquistou o título da Copa do Brasil de 2011. Em janeiro de 2013, foi vendido por 4 milhões de euros (R$ 14,4 milhões, na cotação atual).

Douglas

No Dnipro, Douglas quase sempre foi titular e atuou ao lado de Giuliano (Grêmio) e Egídio (Palmeiras). Foram 87 jogos oficiais pelo clube e um gol.

Seu auge aconteceu no ano passado, quando ajudou o time ucraniano a ser vice-campeão da Liga Europa. De quebra, o brasileiro acabou eleito para a seleção da competição.

O bom desempenho despertou os interesses de Lazio, Stuttgart e Besiktas, mas Douglas preferiu continuar no futebol ucraniano.

O desejo de sair apareceu agora. O zagueiro não gostou do tratamento recebido para a contusão no joelho e está incomodado com os salários atrasados –o Dnipro enfrenta graves problemas financeiros e foi excluído dos torneios continentais pela Uefa devido a dívidas com jogadores.

Foi devido aos atrasos salariais que Douglas conseguiu rescindir seu contrato, que inicialmente iria até o fim de 2017. Sem vínculo com nenhum clube, ele poderá assinar com o São Paulo fora da janela de transferências internacionais, que fecha nesta terça-feira.

A ideia do time do Morumbi é ter o defensor por dois anos. Devido a questões burocráticas, o zagueiro só deve ser liberado pelos ucranianos para ser anunciado como novo reforço do time paulistano entre 20 e 30 dias.

A contratação de Douglas pelo São Paulo é uma forma de o clube se prevenir ante a possível saída de Rodrigo Caio, que foi convocado para disputar os Jogos Olímpicos com a seleção sub-23 e tem mercado internacional.

Douglas não é tão veloz e técnico quanto o atual titular da defesa tricolor, mas tem porte físico avantajado (1,90 m) e é eficiente na marcação corpo a corpo. Caso ganhe vaga na equipe titular, deve formar uma dupla de zaga boa no jogo aéreo com Maicon, que tem 1,91 m.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Pentacampeão era a estrela na foto com CR7 e depois virou fiasco e meme
Há 56 anos, zagueiro artilheiro foi 1º brasileiro a jogar por Portugal
Maicon, Alex…quem está sem contrato na Europa e pode ser reforço aqui
– Champions começa com amadores, estádio com 1.300 lugares e hino opcional

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Mais Blog do Rafael Reis