Topo

Rafael Reis

Por que o Sevilla domina a Liga Europa? Lateral brasileiro explica

Rafael Reis

18/05/2016 06h00

Quatro títulos nos últimos dez anos. Invencibilidade nas decisões. Atual bicampeão. Apenas seis derrotas nas últimas 40 partidas. Já nem está tão distante da realidade assim a piada de que a Liga Europa é aquele campeonato que sempre tem o Sevilla como campeão.

Mas qual é o segredo do time espanhol, que decide nesta quarta-feira, contra o Liverpool, a segunda competição interclubes mais importante do Velho Continente?

Para tentar encontrar a resposta, conversamos com o único jogador brasileiro do elenco do Sevilla, Mariano, ex-Fluminense.

Mariano2

O lateral direito foi contratado do Bordeaux no começo desta temporada e até agora só marcou um gol pela equipe andaluz. O torneio em que balançou as redes? A Liga Europa, é claro

"É difícil explicar, mas tem a ver com confiança. Nossos jogadores entram com um espírito diferente nos jogos da Liga Europa. Eles sentem que são mais fortes, e os adversários acabam tendo um respeito maior", afirmou o autor de um dos gols da vitória por 5 a 3 no agregado da semifinal contra o Shakhtar Donetsk.

O "doping psicológico" ou o "peso da camisa" a que Mariano se refere tem a ver com a mística que o Sevilla construiu na competição.

Sua história de sucesso e hegemonia na Liga Europa começou a ser escrita em 2006, quando o clube acabou com um jejum de 58 anos sem títulos ao golear o Middlesbrough por 4 a 0 e conquistar sua primeira Copa da Uefa (o torneio só mudaria de nome em 2009).

Aquele time contava com alguns dos maiores astros do Sevilla em todos os tempos, como Daniel Alves, Adriano, Luís Fabiano e Jesús Navas, e venceu também o campeonato do ano seguinte –vitória nos pênaltis sobre o Espanyol.

Já com um elenco completamente reformulado, a equipe voltou ao topo da Liga Europa nos dois últimos anos. Em 2014, o título foi conquistado sobre o Benfica. E, no ano passado, contra o ucraniano Dnipro.

"É o melhor momento da história do Sevilla e, para mim, está sendo incrível jogar aqui. Estou muito feliz por estar na final e disputar um título desta grandeza", disse o lateral brasileiro.

Sobre a decisão desta quarta, Mariano descarta qualquer tipo de favoritismo até porque, apesar de o time espanhol ser o "rei da Liga Europa", seu adversário é um gigante que já ganhou 11 títulos de competição europeias.

"Será um jogo de muito respeito, entre dois clubes grandes com potencial enorme. Só mesmo o espetáculo da partida vai poder dizer como ela vai acabar", completa, filosofando.


Mais de Brasileiros pelo Mundo
Contestado no Brasil, Firmino é decisivo no Liverpool e "salvo" por Klopp
– A caminho da Eurocopa, curitibano virou polonês depois de abaixo-assinado
– Brasileiro conta bastidores de 1º time campeão nacional com técnica mulher
Ex-Palmeiras revive passado de destro e vira curinga na Itália

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.