Topo

Rafael Reis

Como Lucas refez carreira na Inglaterra e virou "12º titular" do Tottenham

Rafael Reis

17/04/2019 04h00

Sem Harry Kane, que se recupera de uma lesão nos ligamentos do tornozelo e está fora da temporada, o Tottenham pode ter Lucas Moura como seu principal homem de ataque na partida contra o Manchester City, nesta quarta-feira, no Etihad Stadium, que irá definir um dos quatro semifinalistas da Liga dos Campeões da Europa.

O fato de o ex-jogador de São Paulo e Paris Saint-Germain não ser propriamente uma centroavante de ofício e nem ter as mesmas características físicas, técnicas e de posicionamento do craque inglês não chegam a ser um problema para Mauricio Pochettino.

Crédito: Matthew Childs/Action Images via Reuters

Afinal, para o treinador argentino, Lucas é uma espécie de 12º titular da equipe londrina.

Em sua segunda temporada no Tottenham, o brasileiro ainda não conquistou um lugar fixo na escalação ideal do clube. Em compensação, sempre que algum jogador da linha de frente não tem condições de jogo ou precisa ser poupado, é ele quem costuma receber a oportunidade de ir a campo.

Por isso, em 2018/19, Lucas já atuou em todas as posições do sistema ofensivo da equipe de Pochettino. Foram 14 partidas posicionado como segundo atacante, 11 jogos atuando aberto pela faixa direita, seis na ponta esquerda e mais nove como centroavante.

Foi jogando bem avançado que o brasileiro brilhou no último compromisso do Tottenham. No sábado, o camisa 27 anotou seu primeiro hat-trick (três gols em um jogo) na Europa. Com a goleada por 4 a 0 sobre o Hudderfield Town, os Spurs recuperaram a terceira colocação no Campeonato Inglês e segue a caminho da classificação para a próxima edição da Champions.

"É um grande momento na minha carreira, na minha vida e sempre vou dar meu melhor nas partidas. Essa é a maneira de agradecer a todos aqui no Tottenham. Foi um grande dia, uma atmosfera incrível. Não tenho palavras para explicar esse momento", disse, após a atuação de gala.

Autor de 12 gols na temporada, Lucas reencontrou no Tottenham o bom futebol que andava esquecido no futebol europeu. O brasileiro se transferiu para a Premier League em janeiro do ano passado depois de perder espaço no PSG e ficar em campo durante apenas 79 minutos na primeira metade da última temporada.

Na Inglaterra, a adaptação foi imediata. Sua estreia já foi na Champions League (contra a Juventus). Na segunda partida, diante do Rochdale, pela FA Cup, balançou as redes. E, no início desta temporada, aproveitou a convocação de Son para disputar os Jogos Asiáticos pela seleção sul-coreana para conquistar a torcida do Tottenham e Pochettino  –foi eleito o melhor jogador do mês de agosto do Campeonato Inglês.

Com a volta de Son e as titularidades absolutas de Kane, Dele Alli e Christian Eriksen, o brasileiro não teve como manter um lugar cativo no time. Mas virou o 12º titular da equipe londrina.

Graças à vitória conquistada na semana passada, o time de Lucas avança na Champions League se vencer ou empatar com o City nesta quarta. Caso consiga balançar as redes adversárias, só será eliminado se for batido por pelo menos dois gols de diferença. Derrota por 1 a 0 leva o confronto para a prorrogação e, posteriormente, para a disputa de pênaltis.

O Tottenham não chega às semifinais do principal torneio interclubes da Europa há 57 anos. Em 1962, logo em sua primeira participação em competições continentais, parou no Benfica na hora de decidir uma vaga para a decisão.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Na China, Fernandinho vira "Preto Velho" e admite torcida pelo Grêmio
5 brasileiros vivos nas competições europeias (e que talvez você não saiba)
Brasil passa vergonha na Chuteira de Ouro e não emplaca ninguém no top 25
Ex-Palmeiras venceu fome e xenofobia para virar parceiro de seleção de CR7

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.