Topo

Rafael Reis

Marcador de Neymar, ex-Atlético faz sucesso na França como "carrapato"

Rafael Reis

02/12/2018 04h00

Com 100% de aproveitamento nesta edição do Campeonato Francês, Neymar e o Paris Saint-Germain têm pela frente neste domingo um dos maiores "carrapatos" da liga do país vencedor da última Copa do Mundo.

Ex-jogador do Atlético-PR, o volante brasileiro Otávio, do Bordeaux, é o terceiro maior ladrão de bolas da Ligue 1 nesta temporada. De acordo com o site "WhoScored?", o meia de 24 anos tem uma média de 4,1 desarmes por jogo.

Crédito: Divulgação/Bordeaux

O camisa 5 só fica atrás do malinês Adama Mbengue, do Caen, que tira 4,5 bolas dos adversários por partida, e do marfinense Ibrahim Sangaré, do Toulouse, com 4,3 desarmes a cada 90 minutos em campo.

Dentre os brasileiros, Otávio sobra. Quem mais se aproxima de sua marca na primeira divisão francês é o meia Lucas Evangelista, ex-São Paulo e atualmente no Nantes, que recupera em média 2,5 posses por jogo.

É nesse poder de marcação do brasileiro, que deve ficar responsável por tentar neutralizar Neymar, que o Bordeaux confia para fazer algo que ninguém na França conseguiu na atual temporada: tirar pontos do PSG.

O campeão nacional venceu todas as 14 partidas que disputou até o momento no campeonato e já disparou rumo a mais um título. Seus números de gols marcados (46) e sofridos (7) são outras provas do quanto está sobrando na competição.

"O PSG tem um time fantástico, ganharam o campeonato na temporada passada e montaram um grupo ainda mais forte. São todos jogadores de muita qualidade, nível de seleção. Mas no futebol tudo pode acontecer, as coisas se decidem dentro de campo. É difícil, mas não impossível. Até agora ninguém conseguiu, mas vamos fazer o nosso melhor e aproveitar que estaremos jogando em casa para tentar surpreendê-los", afirmou Otávio.

Esta é a segunda temporada do brasileiro na França. No ano de estreia, revezou-se bastante entre o time titular e o banco de reservas. Agora, conseguiu virar absoluto no esquema do técnico Eric Bedouet e o grande ladrão de bolas da equipe.

"Hoje consigo entender bem melhor como funcionam as coisas por aqui, o futebol é um pouco diferente do Brasil e você precisa passar por esse período de aprendizado. Estou feliz pela sequência de jogos e tenho plena confiança na comissão técnica. O trabalho está sendo bem feito e acredito muito no potencial da nossa equipe."

Além de Otávio, o Bordeaux conta com mais um brasileiro no elenco: o zagueiro Pablo, ex-Corinthians, que tem feito parte das últimas convocações de Tite para a seleção.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Após 7 a 1, Felipão apaga passado e vira "rei dos pontos corridos"
Por onde andam 7 ex-jogadores do Atlético-MG que estão no exterior?
Malcom aproveita brecha de Dembélé e ganha espaço no Barcelona
Em fim de contrato, Douglas renasce e curte protagonismo inédito na Europa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.