Topo

Rafael Reis

Por onde andam 7 ex-jogadores do Botafogo que estão no exterior?

Rafael Reis

25/10/2018 04h20

Como está a carreira daquele jogador que passou por seu time de coração e que hoje defende algum time no exterior, mas não algum daqueles clubes que aparecem quase que semanalmente na TV brasileira, como Barcelona, Manchester City ou Chelsea?

É para responder a essa pergunta que o "Blog do Rafael Reis" publica desde o mês passado a seção "Por Onde Anda? – Times Brasileiros". Durante 12 semanas, vamos revelar os paradeiros de vários jogadores que estão nessa situação.

Hoje, mostramos os destinos de sete ex-jogadores do Botafogo. Na semana que vem, será a vez de fazermos a mesma coisa com atletas que atuaram no Grêmio.

LOCO ABREU
Atacante
42 anos
Magallanes (CHI)

O interminável centroavante uruguaio, que marcou época pelo Botafogo entre 2010 e 2012, está no 27º clube diferente de sua carreira. Aos 42 anos, Loco Abreu é hoje a maior atração da segunda divisão chilena e defende o Deportes Magallanes, um time cujo estádio tem capacidade para apenas 3.500 pessoas e que viveu o auge de sua história na década de 1930, quando conquistou quatro títulos nacionais.

DÓRIA
Zagueiro
23 anos
Santos Laguna (MEX)

Principal revelação das categorias de base do Botafogo nos últimos anos, o zagueiro chegou a defender a seleção brasileira e parecia que teria uma carreira das mais interessantes na Europa. Mas Dória não conseguiu se consolidar no Olympique de Marselha e também não brilhou nos empréstimos para São Paulo, Granada e Yeni Malatyaspor, da Turquia. Resultado: acabou vendido na última janela de transferências para o futebol mexicano.

HENRIQUE ALMEIDA
Atacante
27 anos
Belenenses (POR)

Contratado em 2013 para substituir Loco Abreu no comando do ataque botafoguense, teve desempenho apenas razoável no clube e acabou sendo liberado para uma série de empréstimos antes de ser negociado com o Grêmio. Henrique Almeida ainda permanece vinculado ao time gaúcho, mas está jogando o Campeonato Português desta temporada pelo Belenenses. Em sete rodadas da competição, ainda não foi titular nenhuma vez e nem balançou as redes.

EGIDIO ARÉVALO RÍOS
Volante
36 anos
Libertad (PAR)

O "cão de guarda" da defesa da seleção uruguaia na última década disputou duas Copas do Mundo, mas fez mais sucesso com a camisa azul celeste do que vestindo o uniforme de qualquer dos 17 clubes que defendeu. Depois de deixar o Racing, da Argentina, em janeiro, e ficar quase seis meses desempregado, Arévalo Ríos voltou ao futebol neste segundo semestre para defender o Libertad, a terceira força do futebol paraguaio.

RIBAMAR
Atacante
21 anos
Ohod Al-Medina (ARA)

Destaque da base do Botafogo, subiu para o time profissional no começo de 2016 e, meses depois, já foi negociado com o futebol alemão. Sem muito sucesso no 1860 Munique, acabou retornando ao Brasil para defender o Atlético-PR. Mas, rapidamente, foi embora mais uma vez. Ribamar foi levado ao "Mundo Árabe" para fazer parte do projeto do Pyramids, no Egito, só que acabou emprestado a um time nanico do futebol saudita.

NICOLÁS LODEIRO
Meia
29 anos
Seattle Sounders (EUA)

O meio-campista uruguaio teve uma boa passagem pelo Rio e ajudou o Botafogo a vencer o Estadual de 2013. Depois de jogar no Corinthians e no Boca Juniors, Lodeiro rumou para os Estados Unidos há dois anos. Na primeira temporada, levou o Seattle Sounders ao título da MLS (Major League Soccer). Atualmente, continua sendo peça importante da franquia, já classificada para os playoffs desta edição.

HELTON LEITE
Goleiro
27 anos
Boavista (POR)

Filho do ex-goleiro João Leite, ídolo do Atlético-MG nas décadas de 1970 e 1980 e atualmente deputado estadual, Helton passou três temporadas no Botafogo, mas ficou no banco durante a maior parte do tempo. Sem espaço depois da contratação de Gatito Fernández, foi negociado com o futebol português. Em sua primeira temporada no exterior, tenta ajuda o Boavista a se manter na elite.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Como David Luiz ganhou vida nova com Sarri e virou pilar do Chelsea
Ex-seleção muda até de clube, mas completa 18 meses sem sair do banco
Com Real Madrid em crise, Casemiro "regride" 5 anos
Por onde andam 7 ex-jogadores do Vasco que estão no exterior?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.