Topo

Rafael Reis

100% como visitante, Palmeiras pode superar feito de Pelé na Libertadores

Rafael Reis

22/10/2018 04h00

O Palmeiras visita La Bombonera nesta quarta-feira para enfrentar o Boca Juniors e abrir caminho para uma vaga na final da Libertadores. Mas os comandados de Luiz Felipe Scolari têm ainda uma motivação extra para sair da Argentina com a vitória na bagagem.

O atual líder do Campeonato Brasileiro pode ser o primeiro campeão do torneio interclubes mais importantes das Américas com 100% de aproveitamento como visitante em quase meio século.

Em toda a história da Libertadores, só dois clubes conseguiram faturar o título vencendo todas as partidas que fizeram fora de casa. Mas, privilegiados pelo regulamento da época, Santos e o Estudiantes só entraram na competição nas semifinais e precisaram jogar apenas duas vezes longe dos seus domínios.

Em 1963, Pelé e cia. meteram 4 a 0 no Botafogo, no Maracanã, e fizeram 2 a 1 no Boca, na Bombonera, para chegarem ao bicampeonato sul-americano. Seis anos depois, em 1969, o Estudiantes fez 3 a 1 na Universidad Católica, no Chile, e depois desbancou o Nacional por 1 a 0, em Montevidéu.

Desde então, nos últimos 49 anos, nenhum outro clube conseguiu ganhar a Libertadores com uma campanha perfeita fora de casa.

O Palmeiras-2018 já detém o recorde de vitórias consecutivas como visitante em uma única edição do torneio: cinco. Na fase de grupos, despachou Boca, Junior Barranquilla e Alianza Lima nos estádios dos adversários. Já nos playoffs finais, as vítimas do hóspede indigesto foram Cerro Porteño e Colo Colo.

Curiosamente, a campanha alviverde na competição sul-americana é melhor longe de casa do que dentro dos seus domínios. Como mandante, a equipe já perdeu uma vez (Cerro) e empatou outra (Boca) nesta temporada.

Além do ótimo momento vivido como visitante, o Palmeiras tem um outro fator para se apegar neste jogo de ida da semifinal da Libertadores: o histórico de bons resultados que costuma colher na Bombonera.

O time brasileiro só perdeu uma vez no tradicionalmente temido estádio do Boca: 2 a 1, pela Libertadores-1994. Houve ainda quatro empates, além da vitória por 2 a 0 da fase de grupos deste ano (gols de Keno e Lucas Lima).

Além de Palmeiras e Boca, River Plate e Grêmio também continuam vivos na disputa do título da Libertadores-2018 e da vaga no Mundial de Clubes da Fifa. O primeiro jogo dessa semifinal está marcado para terça-feira, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires.


Mais de Clubes

– Clima Ruim: Gigantes da Espanha têm pior início de temporada em 13 anos
– 5 rivalidades do futebol mundial em que um time é muito maior que o outro
– Patrocinadora da Fifa é dona do Bayern: verdade ou lenda urbana?
– Que clube brasileiro revelou mais jogadores para a elite europeia?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.