Topo

Rafael Reis

Com Real Madrid em crise, Casemiro "regride" 5 anos

Rafael Reis

18/10/2018 04h00

A crise vivida pelo Real Madrid, que não vence uma partida há quase um mês e ocupa apenas a quinta colocação no Campeonato Espanhol, acertou em cheio um dos principais jogadores brasileiros no futebol europeu.

O volante brasileiro Casemiro, conhecido por ser um dos grandes ladrões de bola do planeta, viu seu número de desarmes despencar neste início de temporada.

Segundo o "WhoScored?", site especializado nas estatísticas do futebol, o camisa 14 do Real registrou média de apenas 2,5 desarmes por partida nas primeiras oito rodadas da liga espanhola.

Isso significa uma queda de 30% em relação à capacidade de recuperar bolas demonstrada pelo brasileiro na temporada passada. Em 2017/18, a frequência de desarmes de Casemiro foi 3,6 por jogo.

Em 2016/17, quando o Real faturou seu mais recente título espanhol, esse número foi ainda mais expressivo: 4 recuperadas a cada 90 minutos de futebol.

A média atual de desarmes de Casemiro é a mais baixa de sua carreira desde que ele foi emprestado ao Porto para adquirir experiência antes de ser efetivado no time principal do gigante espanhol.

Para encontrar o brasileiro com uma marca tão baixa na recuperação de bolas, é preciso retornar a 2013/14, segunda temporada do jogador na Europa, quando sua média de desarmes era de apenas 1,1 por jogo.

Ou seja, neste começo de Campeonato Espanhol, o volante regrediu cinco anos no seu desempenho naquele que é seu principal fundamento.

Por questões táticas e técnicas, o treinador Julen Lopetegui tem mantido cada vez menos o brasileiro em campo. Apesar de ter participado de todas as 11 apresentações do Real na temporada, Casemiro só atuou durante os 90 minutos em seis jogos.

Em três partidas, inclusive na última (derrota por 1 a 0 para o Alavés), foi substituído no segundo tempo. Nas outras duas, começou no banco de reservas e acabou entrando depois do intervalo.

Com a queda no desempenho de Casemiro, o Real tem sofrido na defesa. A equipe já tomou 12 gols nesta temporada e só não teve a defesa vazada em quatro oportunidades.

A última vitória e o último gol marcado pela equipe madrilena aconteceram no dia 22 de setembro (1 a 0 contra o Espanyol). Desde então, os comandados de Lopetegui empataram com o Atlético de Madrid e perderam para CKSA Moscou, Sevilla e Alavés.

Fora até da zona de classificação para a próxima edição da Liga dos Campeões, o Real volta a campo pelo Espanhol neste sábado, contra o Levante, no Santiago Bernabéu. De acordo com vários veículos da imprensa europeia, um novo tropeço pode deixar o técnico à beira da demissão.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

"É uma boma", diz meia brasileiro sobre fraudes no futebol da Bélgica
Por onde andam 7 ex-jogadores do Fluminense que estão no exterior?
PSG transforma Marquinhos em volante e dá dor de cabeça para Tite
Por onde andam 7 ex-jogadores do Flamengo que estão no exterior?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.