Topo

Rafael Reis

Falta de chances a Allan já é um dos maiores erros de Tite na seleção

Rafael Reis

10/10/2018 04h20

Jorginho hoje defende a Itália. Thiago Alcântara e Diego Costa vestem a camisa da Espanha. Se não houvessem optado por jogar por seleções estrangeiras, os três certamente seriam titulares (ou pelo menos teriam chances de sê-lo) do Brasil.

Evitar que o mesmo aconteça com Allan é apenas um dos motivos que fazem das seguidas ausências do meio-campista do Napoli nas convocações de Tite um dos maiores erros da gestão do treinador à frente do time pentacampeão mundial.

Aos 27 anos, o jogador revelado pelo Vasco e que passou três temporadas maturando na Udinese antes de desembarcar no Sul da Itália, em 2015. Hoje, vive o melhor momento de sua carreira.

Titular absoluto do Napoli, Allan é uma espécie de dono do meio-campo do atual vice-líder do Campeonato Italiano.

Polivalente, o brasileiro pode atuar em praticamente todas as posições do setor. Originalmente marcador, está apto a fazer tranquilamente a função de primeiro volante. E, com o passe cada dia melhor, é capaz também de jogar um pouco mais avançado.

No 4-3-3 montado por Tite, Allan tem condições de ser reserva imediato dos três vértices do triângulo formado por Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho. Ou até de brigar por posição com alguns deles.

Na atual temporada, segundo o "WhoScored?", site especializado nas estatísticas do futebol, Allan supera Casemiro na média de desarmes (5,3 por partida, contra 3,8), tem números similares aos de Arthur na quantidade de passes (58,9 por jogo, contra 59,3) e dá mais passes decisivos que Coutinho (1,6 toque que resulta em finalização a cada 90 minutos, contra 1,5).

Números à parte, Allan também precisa urgentemente ser convocado para a seleção por causa do risco de, em breve, aparecer na lista de um outro país e não poder mais vestir a camisa amarelinha.

O jogador detém passaporte português, mas, de acordo com o regulamento da Fifa, não pode defender a equipe de Cristiano Ronaldo porque já possuía dupla cidadania quando participou do Mundial sub-20 pelo Brasil, em 2011.

Só que não há nenhum impedimento legal contra uma possível convocação do meio-campista pela Itália. Allan já completou o período de cinco anos de residência no país exigido para obter a naturalização e poder defender a Azzurra.

No último sábado, o canal de TV italiano "Sky Sports" afirmou que o jogador está na mira do time tetracampeão mundial e que a federação até já entrou em contato com o Napoli para discutir essa possibilidade.

O técnico Roberto Mancini tratou de rapidamente negar essa informação e disse que a convocação de Allan nunca foi discutida. Pelo menos, por enquanto… Mas será que por mais quanto tempo?


Mais de Opinião

– Vitória de Modric pode "acalmar" cobiça de Neymar em virar melhor do mundo
– Como nova geração pode ajudar Tite a acabar com dependência de Neymar
– Fim de linha? Messi ainda pode voltar a ser o melhor jogador do mundo
– Recuperar a imagem tende a ser o maior desafio da carreira de Neymar

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.