Topo

Rafael Reis

5 rivalidades do futebol mundial em que um time é muito maior que o outro

Rafael Reis

06/10/2018 04h00

Barcelona x Real Madrid, Manchester United x Liverpool, Boca Juniors x River Plate, Milan x Inter de Milão, Galatasaray x Fenerbahce, Palmeiras x Corinthians, Celtic x Rangers. O que não falta no futebol são rivalidades explosivas, construídas ao longo de muito tempo e com grandes oscilações nos resultados.

Mas nem toda rivalidade significa necessariamente equilíbrio. Há clubes que são rivais por motivos políticos ou geográficos, ainda que exista uma grande diferença de poderio econômico e resultados entre eles.

Apresentamos abaixo cinco rivalidades desequilibradas do futebol mundial. Nesses dérbis, quase sempre a mesma equipe é favorita e sai de campo como vencedora.

BARCELONA x ESPANYOL
Barcelona (ESP)

De um lado, um dos clubes de futebol mais poderosos do mundo, dono de cinco títulos da Liga dos Campeões e casa de Lionel Messi. Do outro, uma equipe que jamais foi campeã espanhola e que levantou sua última taça em 2006. O dérbi da Catalunha também é marcado por divergências políticas. Enquanto o Barça é um dos símbolos do orgulho catalão, o Espanyol tem uma identidade mais ligada ao governo nacional. Em janeiro, o "primo pobre" venceu o primeiro jogo das quartas de final da Copa do Rei e acabou com um jejum de nove anos sem ganhar o clássico (mas perdeu por 2 a 0 na volta e acabou eliminado).

BAYERN DE MUNIQUE x 1860 MUNIQUE
Munique (ALE)

É até difícil chamar de clássico um jogo que não acontece desde 2008 e que teve o mesmo vencedor em todas as partidas disputadas neste século. Mas o rival do poderoso Bayern na cidade de Munique é o 1860, que está longe da primeira divisão desde a temporada 2003/04 e hoje participa da terceirona alemã. As duas equipes até dividiram a Allianz Arena entre 2005 e 2017, mas o 1860 decidiu se mudar de casa depois do último rebaixamento.

CHELSEA x FULHAM
Londres (ING)

Na época das vacas magras do Chelsea, seu arquirrival não era Arsenal ou Tottenham, os outros dois clubes mais poderosos de Londres. A rivalidade entre os Bleus e o Fulham, que voltou à primeira divisão inglesa nesta temporada, tem motivos geográficos. Os estádios dos clubes estão separados por 6 minutos de carro, e Stamford Bridge, a casa do Chelsea, fica localizada em uma rua chamada Fulham.

JUVENTUS x TORINO
Turim (ITA)

Em um passado muito distante, o Derby della Mole reunia duas das equipes mais poderosas do futebol italiano. Mas, desde o trágico acidente que matou o melhor time da história do Torino, em 1949, a cidade só ficou com uma equipe realmente capaz de brigar por títulos expressivos: a Juventus, atual heptacampeã nacional. E os resultados mais recentes do clássico comprovam o abismo existente entre os dois times. Dos últimos 26 dérbis, o Torino só venceu um.

PORTO x BOAVISTA
Porto (POR)

O Boavista pode até ter sido o último time a romper a hegemonia dos três grandes no futebol português. Mas, apesar do título conquistado em 2000/01, a equipe alvinegra está a anos-luz do time mais poderoso de sua cidade. Afinal, o Porto não só já ganhou 28 vezes o campeonato nacional, como também faturou em duas oportunidades a Liga dos Campeões da Europa. Enquanto o Boavista passou boa parte dos últimos anos nos escalões inferiores de Portugal e chegou até a disputar a terceira divisão.


Mais de Clubes

– Patrocinadora da Fifa é dona do Bayern: verdade ou lenda urbana?
– Que clube brasileiro revelou mais jogadores para a elite europeia?
– Tríplice Coroa é comum na Europa, mas "missão quase impossível" no Brasil
– Elencos da Champions valem R$ 67 bilhões; conheça os 10 times mais caros

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.