Topo

Rafael Reis

7 caras novas das convocações para a 1ª Data Fifa pós-Copa do Mundo

Rafael Reis

04/09/2018 04h00

Lucas Paquetá, Richarlison, Fabinho, Éder Militão, Andreas Pereira, Arthur, Éverton. A seleção brasileira vai começar o ciclo de quatro anos para a Copa do Mundo-2022 repleta de caras novas.

Mas Tite não é o único técnico que decidiu aproveitar a primeira Data Fifa depois da Rússia-2018 para dar oportunidade a novatos e rejuvenescer o time que comanda. Na verdade, essa foi uma espécie de regra informal para os técnicos das principais seleções do planeta.

Listamos abaixo sete caras novas de países importantes que foram convocadas para os amistosos e jogos oficiais deste início de setembro. Afinal, é começar a se acostumar com elas.

WALTER KANNEMANN
Zagueiro
27 anos
Argentina
Grêmio (BRA)

O companheiro de zaga de Geromel no Grêmio recebeu sua primeira convocação para a seleção após ajudar o time gaúcho a conquistar a Copa do Brasil-2016, a Libertadores da temporada passada e o Estadual deste ano. Forte fisicamente e com muito senso de liderança, Kannemann é uma revelação um tanto quanto tardia para uma das posições em que a Argentina menos dispões de jogadores de confiança.

DANI CEBALLOS
Meia
22 anos
Espanha
Real Madrid (ESP)

Foi uma das surpresas da primeira lista do técnico Luis Enrique, já que não costuma ser titular do Real Madrid e teve uma temporada de estreia razoavelmente discreta no atual tricampeão europeu. Mas Ceballos tem uma trajetória muito rica nas seleções de base da Espanha. O meia foi campeão europeu sub-19 em 2015 e acabou eleito o craque do torneio continental sub-21 do ano passado.

KAI HAVERTZ
Meia
19 anos
Alemanha
Bayer Leverkusen (ALE)

É possivelmente a maior esperança da Alemanha para o futuro. Havetz estreou pela equipe adulta do Leverkusen pouco depois de completar 17 anos e é o jogador mais jovem da história a disputar 50 partidas da Bundesliga, a primeira divisão alemã. Meio-campista de muita técnica e criatividade, vem sendo observado de perto por vários gigantes do futebol europeu e já teve seu nome ligado a Tottenham, Arsenal e, claro, Bayern de Munique.

GEDSON FERNANDES
Meia
19 anos
Portugal
Benfica (POR)

Uma das revelações deste início de temporada em Portugal, ganhou sua primeira convocação para a seleção principal depois de apenas oito partidas no time profissional do Benfica. Nascido em São Tomé e Príncipe, Gedson renovou contrato na semana passada e agora tem a maior cláusula de rescisão da história do futebol português: 120 milhões de euros (R$ 576 milhões).

BENJAMIN LECOMTE
Goleiro
27 anos
França
Montpellier (FRA)

Cara nova na atual campeã mundial, Lecomte irá estrear na seleção francesa porque Hugo Lloris, capitão da equipe na conquista da Copa-2018, está machucado e não poderá participar das partidas contra Alemanha e Holanda. O goleiro de 27 anos é cria do pequeno Lorient e nunca defendeu uma das grandes equipes do país. Mesmo jogando no Montpellier, convenceu o técnico Didier Deschamps a lhe dar uma chance.

TIMOTHY CASTAGNE
Lateral direito
22 anos
Bélgica
Atalanta (ITA)

O lateral direito é um dos integrantes da nova geração belga que vai ganhar chance na seleção depois da ótima campanha na Copa-2018. Castagne é um ala com características semelhantes às do titular da posição, Thomas Meunier (PSG). Bastante ofensivo, já marcou um gol e deu uma assistência nos primeiros cinco jogos da Atalanta na atual temporada.

JOE GOMEZ
Zagueiro
21 anos
Inglaterra
Liverpool (ING)

Contratado pelo Liverpool quando tinha apenas 18 anos, começou a temporada como titular e vem se destacando no líder do Campeonato Inglês. Ao contrário dos outros nomes da lista, o zagueiro (que também pode atuar como lateral direito) já jogou pela seleção. Mas foram apenas três partidas. O verdadeiro teste de Gomez com a camisa do "English Team" começa nesta Data Fifa.


Mais de Cidadãos do Mundo

7 "medalhões" desempregados que ainda buscam clube para jogar
Efeito Simeone: 25% dos técnicos do Campeonato Espanhol são argentinos
5 novelas para acompanhar na reta final da janela de transferências
"Muito melhor que CR7", português hoje ganha a vida em liga para amadores

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.