Topo

Rafael Reis

Cinco gols em um só jogo: conheça o último russo artilheiro de Copa

Rafael Reis

19/06/2018 04h00

Quantos jogos são necessários para se fazer um artilheiro de Copa do Mundo? No caso do último jogador russo a conquistar o prêmio, três partidas foram o suficiente.

Oleg Salenko dividiu a artilharia do Mundial-1994 com o búlgaro Hristo Stoichkov mesmo tendo participado apenas da primeira fase da competição. Cada um deles meteu seis bolas nas rede.

O russo passou em branco na derrota por 2 a 0 na estreia contra o Brasil, fez um golzinho de pênalti na queda por 3 a 1 diante da Suécia e escreveu seu nome na história da competição na última rodada do Grupo B, contra Camarões.

A Rússia aplicou 6 a 1 na seleção africana. E seu camisa 9 se tornou o primeiro (e até hoje único) jogador da história do principal torneio de futebol do planeta a marcar cinco vezes na mesma partida.

A exibição de gala contra Camarões, o recorde e o prêmio de artilheiro da Copa foram um ponto fora da curva em uma carreira que, com exceção do Mundial dos EUA, não teve nada de extraordinária.

Revelado pelo Zenit, Salenko atuou no futebol da antiga União Soviética entre 1986 e 1992. Descendente de ucranianos, ele chegou a disputar um amistoso pela seleção dos seus familiares depois do fim da URSS.

O centroavante só pôde jogar pela Rússia porque a seleção ucraniana ainda não havia sido reconhecida pela Fifa na partida em que ele atuou.

Na época da Copa-1994, Salenko defendia o pequeno Logroñés, que lutava contra o rebaixamento no Campeonato Espanhol. O sucesso na competição lhe rendeu um contrato com o Valencia.

No novo clube, o russo foi treinado por Carlos Alberto Parreira. Mas a parceria durou pouco e não rendeu muito sucesso. Tanto o atacante, quanto o técnico, foram embora na temporada seguinte.

A carreira de Salenko, então, começou a descer a escada. Ele ainda passou alguns meses no Glasgow Rangers, da Escócia, antes de se aventurar na Turquia (Istanbulspor), nas divisões menores da Espanha (Córdoba) e na Polônia (Pogon Szczecin).

O artilheiro da Copa-1994 deixou o futebol profissional em 2001, aos 32 anos. Pela seleção, disputou somente oito partidas e marcou seis gols. Sim, os gols do Mundial foram os únicos do jogador com a camisa russa.

Já aposentado, Salenko ainda treinou durante alguns meses a seleção ucraniana de futebol de areia e trabalhou para a Federação Ucraniana de Futebol.

Em 2010, o atacante voltou aos holofotes ao dar uma entrevista revelando que xeques dos Emirados Árabes Unidos lhe ofereceram US$ 500 mil (R$ 2,2 milhões, na cotação atual) por seu troféu de goleador do Mundial.

Apesar do interesse do russo em vender a peça, o negócio nunca foi concretizado. E o último russo a ser artilheiro de uma Copa do Mundo continua com a prova material do maior momento de sua vida profissional.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por que aposta da Inglaterra rejeita sobrenome de realeza africana?
Só craques: 7 jogadores da Copa que atuam em times da 2ª divisão
"Estrelas e estrelos": 7 casais de celebridades da Copa do Mundo
De Pelé a Marcelo (contra): quem marcou o 1º gol de cada Copa do Mundo?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.