Topo

Rafael Reis

Por que aposta da Inglaterra rejeita sobrenome de realeza africana?

Rafael Reis

18/06/2018 04h00

Se pudesse escolher, o camisa 20 da Inglaterra na Copa do Mundo-2018 teria sido batizado como Bamidele Jermaine Hickford.

Mas, como a vida não lhe concedeu essa opção, o jovem meio-campista de 22 anos, um dos destaques do Tottenham nas últimas temporadas, prefere ser chamado só de Dele, seu apelido de infância.

Dele Alli não usa o sobrenome do pai na camisa, em comunicados oficiais e nem em suas contas de rede social. Afinal, ele não considera essa a sua família.

"Eu queria que o nome na camisa representasse quem eu sou, e não sinto conexão com o sobrenome Alli. Foi uma decisão que tomei depois de muita reflexão e discussão com os familiares mais próximos de mim", afirmou, dois anos atrás.

A aposta inglesa para o Mundial é filho de um príncipe da tribo Yorubá, uma das mais numerosas da Nigéria, mas foi abandonado pelo pai quando criança. A infância foi ainda mais difícil porque sua mãe sofria de alcoolismo.

Aos 11 anos, Dele ingressou nas categorias de base do MK Dons, time de uma cidade chamada Milton Keynes, localizada a 70 km de Londres. Seu talento era indiscutível, mas o mau comportamento ameaçava seu futuro.

Seus treinadores, então, costuraram um acordo. O menino, então com 13 anos, foi morar na casa de um companheiro de time. Apesar de jamais ter sido oficialmente adotado, o meia chama Alan e Sally Hickford de pais.

O lar mais estruturado deu a Dele a oportunidade de crescer. Aos 16 anos, ele estreou como profissional. Três anos depois, foi vendido ao Tottenham por cerca de 6,6 milhões de euros (R$ 29 milhões).

Meses mais tarde, fez sua estreia pela seleção inglesa adulta. Na última Eurocopa, dois anos atrás, já era uma das principais estrelas da equipe.

Em 146 jogos oficiais pelo Tottenham, o príncipe de umA tribo nigeriana que renegou o sobrenome da realeza marcou 46 gols e 41 assistências. Desempenho que fez com que ele já protagonizasse rumores sobre uma possível saída para Real Madrid e Manchester United.

Nesta segunda-feira, às 15h (de Brasília), Dele e a Inglaterra estreiam na Copa-2018, a primeira da carreira do jogador. A adversária é a Tunísia, e o jogo será disputado em Volgogrado. Bélgica e Panamá são as outras seleções do Grupo G.


Mais de Cidadãos do Mundo

Só craques: 7 jogadores da Copa que atuam em times da 2ª divisão
"Estrelas e estrelos": 7 casais de celebridades da Copa do Mundo
De Pelé a Marcelo (contra): quem marcou o 1º gol de cada Copa do Mundo?
Futuro do Futebol: 7 garotos que merecem sua atenção na Copa-2018

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.